quarta-feira, 10 de junho de 2009

ATUALIDADES - CORÉIA

Coréia: Quem dividiu?

INTRODUÇÃO

Nos dias 14 e 15 de junho, os líderes das duas Coréias realizaram um encontro histórico em Pyongyang, depois de 55 anos de isolamento. O encontro não teve como objetivo discutir a reunificação, mas questões específicas que interessem aos dois países e mesmo não produzindo mudanças imediatas, a cúpula por si só foi considerada de grande importância, na medida em que reabre o diálogo entre os governos coreanos do norte e do sul.


A HISTÓRIA DA CORÉIA

A história recente da Coréia foi marcada pelo domínio estrangeiro, primeiro e durante séculos da China e mais recentemente do Japão, num período de expansão neocolonialista, como parte de um processo que pretendia transformar o Japão na principal potência oriental.
O desenvolvimento capitalista do Japão iniciou-se com a "Revolução Meiji", a partir de 1868, que levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista: interveio em uma rebelião na Coréia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coréia, que ficou sob influencia do Japão, sendo anexada em 1910.
A dominação da Coréia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar,mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a industria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
A principal reação nacionalista ocorreu em 1° de março de 1919, com a manifestação de milhares de coreanos, que foram violentamente reprimidos pelo governo japonês, quando mais de 20.000 pessoas morreram e cerca de 50.000 foram presas. Em Xangai, formou-se um governo coreano no exílio.


A SEGUNDA GUERRA

Durante a Segunda Guerra Mundial os coreanos lutaram ao lado das tropas chinesas contra o Japão e isso fez com que os aliados aprovassem e apoiassem a Independência da Coréia, a partir de uma resolução firmada na Conferencia do Cairo em 1943. No período final da Guerra, as duas conferencias mais importantes, em Yalta e Potsdan definiram a divisão da Coréia pelo paralelo 38, em duas zonas de influência: Sob o norte influência soviética e sob o sul a norte-americana. Percebe-se também na Coréia o início da "Guerra Fria".
O final da década de 40 foi marcado pelo aumento da tensões internacionais com o Bloqueio de Berlim, a explosão da primeira bomba atômica soviética (1949) e com a Revolução Chinesa. Os EUA ocuparam o Japão e definiam o ritmo e as características de sua reorganização.


A CORÉIA

Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coréia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan: os soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coréia, eliminando-se por completo a presença japonesa. No entanto essa divisão e a ocupação militar refletia o início da Guerra Fria, ou seja, o início da disputa imperialista entre as duas superpotências". Ao ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.
Em 1947, formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela O.N.U. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coréia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coréia ( ao sul, com o sistema capitalista). Em 1949, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se do país.


A GUERRA DA CORÉIA

O conflito iniciou-se em 25 de julho de 1950, quando tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38o e dominaram a cidade de Seul. Dois dias depois os Estados Unidos enviaram suas tropas para defender a Coréia do Sul, sob o comando do General Douglas Mac Arthur, responsável por reconquistar os territórios dominados e invadiu o Norte, avançando até a fronteira com a China, com o objetivo de conquistar toda a Coréia do Norte. No entanto, em novembro a China entrou na guerra, apoiando os norte coreanos e foi considerada como agressora pela Nações Unidas; mesmo assim, continuou seu avanço em direção à Seul, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos intensificaram sua presença militar.
Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coréia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foi determinante para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coréias estavam separadas.

Na Coréia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos. O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.


FOTOS AULA DE CAMPO SOUZA-PB - POLIVALENTE









REALIZADA NO DIA 06/06/2009

terça-feira, 9 de junho de 2009

GABARITO PE 1º ANO

1-. Explique a Guerra que ocorreu entre os anos de 1846 e 1847, onde o Presidente James Polk baseado na Doutrina Monroe, implantou em parte da América.

R – Conflito entre os EUA x México, onde os americanos passeado na visão de expansionismo americano compram os territórios do México(Texas, Alta Califórnia, Novo México, Utah, Nevada Arizona e oeste do colorado.


2-. Defina:

a) BIG STICK ( A Política do Porrete )

R = Intervenção dos Eua na América central, que se tornou o quintal dos americanos, casos os histereses americanos fossem ameaçado


b) REPÚBLICAS DAS BANANAS –

R = Um conjunto de republiquetas controlada por uma empresa americana “US FRUIT” especializada no sistema de plantation.



3º - Quais a mudanças ocorrida em CUBA com relação aos EUA, quando em 1959 Fidel Castro lidera um revolução vitoriosa, assumindo o poder deste Pais?


R = Implantação do sistema socialista, tendo uma aproximação com a antiga URSS, nacionalizando várias empresas norte-americanas. Etc.



4 Que relação podemos Analisar a Criação do Nafta, Mercosul e provavelmente a ALCA com a Doutrina Monroe?


R = São blocos econômicos existentes no continente americano, que se a criação da alça se concretizar, estará consolidado o que foi dito em 1823 –“ A América para os americanos”



5º - Por Que a economia dos Franco-canadenses não prevaleceu sobre a economia dos Anglo-canadenses, sendo eles os primeiros a ocupar o território.

R = Os francos-Canadenses não se preocuparam em preparar seus jovens para serem técnicos , homens de negócios ou cientistas, enquanto os Anglos-Canadeses se prepararam.


6 º - Explique qual a teoria de juan Rudolf Kjellen sobre a Geopolítica.

R = Geopolítica como o estudo da relação entre território e organização política. Para ele os Estados nascem, crescem, envelhecem e morrem. O estado mais forte dominariam os menos fortes.


7º - Que relação poderíamos fazer entre as teorias de Halford John Mackinder e Nicolas John Spykman sobre a Geopolítica por eles analisados?


R = Halford diz quem dominasse o coração da ilha mundo ( o Heartland), dominaria o mundo. Já Nicolas John Spykman se opunha essa teoria, pois o mesmo defendia o de rimland (região dos limites) etc.


8 º Localize no mapa os paises andinos, colocando cada nome nos seus respectivos lugares.


9 – O principal problema vivido pelos colombianos nesse inicio de século XXI, diz respeito as convulsões sociais. Quatro grupos se “enfrenta”. Quais são esses grupos?

R – O Governo, A guerrilha de esquerda(FARCs), Os paramilitares e narcotraficantes.


10 – Qual pais que tem um presidente que mudou a constituição do seu pais para que ele pudesse permanecer mais tempo centralizando o poder em suas mãos, e outro pais que tem como destaque o seus produto interno bruto que mais cresceu na América Latina nos últimos anos sendo elogiado pelo FMI?


R – Venezuela e Chile.





REDAÇÕES EM DESTAQUES - "GLOBALIZAÇÃO"

GLOBALIZAÇÃO


Observa-se, que a medida que o mundo se globaliza, fica mais fávil a integração entre seus povos, com isso se tem uma evolução em diversas áreas, tais como: Ttecnológicas, Dientificas e Economicas.
Hoje vemos reportagens em outros continentes, no mesmo instantes que está acontecendo, temos a internet onde falamos e vemos pessoas em lugares extremamente distantes.
Encontram cura poara doenças, inventam vírus, robôs, bombas, satélites artificiais. Comcluimos que esse desenvolvimento é bom, mas a forma que será utilizada é precocupante, com isso o mundo fica vulnéravel ao poder do ser humano.
A globalização provocou um aumento na desigualddade social e no desemprego, possibilitando assim um declinio na economia de paises subdesenvolvido e por haver pouca mão-de-obra qualificada, o homem está sendo substituido por máquinas que fazem o mesmo trabalho em menos tempo e com mais perfeição.

Texto: Maria Alcione Lima Amarante
Escola polivalente - 3º ano - Juazeiro do Norte.




GLOBALIZAÇÃO E SUAS AÇÕES.


A globalização nada mais é que a "máscara" do capitalismo, ou seja, com o fim do socialismo o capitalismo tornou-se (com raras exeções) o sistema economico dominante, e essa interação entre países chamado de GLOBALIZAÇÃO, expande e fortifica esse sistema.
É bem verdade que a globalização traz muitas vantagens e facilidades nos sectores de comunicão, cientifico, transporte e principalmente na economia, ela prega o progresso da humanidade e o desenvolvimento dos países, mas vemos que não é essa a realidade. Muitos países, regiões e pessoas estão na linha da miséria e algumas a baixo dela, pois a tecnologia que trouxe melhorias e conforte na vida das pessoas, também reduziu a mão de obra humana deixando muitos desempregados, a criminalidade se aproveita dessa facilidades para expandir suas ações: Tráfico de drogas, de mulheres e crianças e o terrorismo, sem falar nas gradativas destruições provocadas no meio ambiente por causa das explorações das riquezas.
Com isso, a globalização ´e apenas uma forma dos países ricos explorarem os paises pobres e as destruições que ela está causando, contribuirá não para o progresso, mas para a destruição da humanidade.

Texto: Júlio César Ferreira Alves
Escola polivalente - 3º ano - Juazeiro do Norte.