quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

APRENDA FUSOS HORÁRIOS



Um modo simples de aprender fusos horarios.
Tire sua  dúvida. Pergunte.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CURIOSIDADE- LUA


Eclipse Anular
    
     Um eclipse anular é um tipo de eclipse solar. Durante um eclipse anular, o Sol parece um "annulus" ou seja, um anel. Este tipo de eclipse ocorre quando o Sol e a Lua estão exatamente alinhados mas a Lua está longe demais da Terra para bloquear totalmente a superfície do Sol. O eclipse anular ocorre quando a Terra está no periélio de sua órbita em torno do Sol (ou seja, mais próxima a ele, fazendo o disco solar parecer maior) e a Lua está no apogeu de sua órbita em torno da Terra (ou seja, mais afastada da Terra, fazendo com que a Lua pareça menor). Como conseqüência desta disposição entre a Terra, a Lua e o Sol, um anel (annulus) de luz solar é visível em torno da Lua escura, uma vez que o nosso satélite não cobre inteiramente o disco do Sol durante este tipo de eclipse, o que contrasta com o eclipse total do Sol.   

Eclipse Parcial

     Um eclipse parcial ocorre quando a Lua bloqueia parcialmente o Sol ou a sombra da Terra bloqueia parcialmente nossa visão da Lua.

Eclipse Total
     
     Um eclipse total ocorre quando a Lua bloqueia inteiramente o Sol ou a sombra da Terra bloqueia totalmente nossa visão da Lua. Um eclipse total somente pode ocorrer durante uma Lua Nova. Durante um eclipse total a sombra da Lua se move através da Terra a uma velocidade de mais de 1600 km/hora.
Por causa do tamanho relativo e da distância entre o Sol, a Terra e a Lua, a Terra é o único planeta em nosso Sistema Solar que experimenta eclipses totais do Sol. 

Não há eclipses todos os meses pois o Sol a Terra e a Lua precisam estar no mesmo plano denominado ecliptica, e em um certo alinhamento.
A Lua passa por este plano duas vezes por mês, uma durante o ciclo da Lua cheia e outra durante a Lua nova, se o momento que a lua passar por este plano
o Sol e a Terra estiverem numa posição favorável (alinhados) teremos um eclipse.Um eclipse do Sol se estivermos na Lua nova, ou um eclipse da Lua se estivermos na Lua cheia.



Os movimentos e as distâncias 

         A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são a rotação, a revolução  e a translação.
         O movimento de translação da Lua é o que faz em torno do Sol acompanhando a Terra. Sua duração é o de um ano, portanto, 365 dias.
        A rotação da Lua é o movimento que ela faz em torno do seu próprio eixo. A revolução é o elíptico que ela faz ao redor da Terra.
       Esses dois últimos movimentos tem a mesma duração, pois são realizados, em tempos iguais, num período aproximado de 27 dias e 8 horas. Devido à igualdade nas durações desses dois movimentos é que a Lua nos mostra sempre a mesma e única face.
         Como a órbita da Lua também é elíptica, a distância Lua-Terra varia ao longo do período da revolução. A distância média da Lua à Terra é de aproximadamente 384 000 quilômetros.