1 Clima e Temperatura do Ceará
Os aspectos climáticos predominantes no Estado do Ceará são:
- concentração das chuvas num curto período anual (de 3 a 5 meses), com um média de precipitação de 775mm e um coeficiente de variação de 30%;
- médias térmicas elevadas, variando de 23º a 27º C;
- forte insolação, numa média de 2.800 h/ano;
- umidade relativa do ar com 82% no litoral e inferior a 70% no sertão.
A regularidade do clima dominante limita a potencialidade dos recursos naturais conserváveis (sol, vegetação, hidrografia), imprimindo um caráter de vulnerabilidade às atividades produtivas.Tratando-se do clima no espaço estadual, constata-se que a presença de fatores como a altitude (que chega até 1.100m) e a proximidade do mar cria as condições climáticas mais favoráveis, com temperatura amena e regime pluviométrico mais regular. Assim, as temperaturas médias observadas são as seguintes:
l Litoral: com clima quente e úmido, suas médias térmicas são de 26ºC a 27ºC, com máximas de 30ºC e mínimas de 19ºC;
- Serras: com clima frio e úmido, têm médias térmicas em torno de 22ºC, com máximas de 27º e mínimas de 17ºC.
- Sertão: de clima semi-árido e médias térmicas não definidas, tendo média das máximas entre 32ºC e 33ºC, e média das mínimas de 23ºC (nas noites);
A temperatura média da água do Atlântico está entre 25ºC e 28ºC, com salinidade entre 36% e 37%. Os ventos são alísios, permanentes, com constantes correntes vindas do sudeste com velocidade entre 5,6 e 8,0 km.
Relevo e Vegetação do Ceará
Topografia
Na configuração do relevo do Ceará, a progressão topográfica evolui de 0 (zero) a 1.000m de altitude, em que se podem distinguir nitidamente as planícies litorâneas, as depressões sertanejas de altitudes inferiores a 200m, os pés-de-serra que ficam entre 200 e 400m, e as serras, serrotes e planaltos, que chegam a alcançar uma altitude de 400 a 1.000m acima do nível do mar.
O ponto culminante do Ceará é o Pico do Oeste, com 1.145m de altura, localizado na Serra das Matas, no limite Santa Quitéria/Mosenhor Tabosa. Seguido dele, vem o famoso Pico Alto, situado em Guaramiranga, com 1.114m, grande atração turística devido a bela paisagem unindo serra-sertão que é observada do alto da serra de Guaramiranga.
- Geologia
De um modo geral, a geologia do Ceará pode ser dividida em duas grandes unidades distintas: o cristalino (embasamento), composto por rochas antigas e que ocupam cerca de 74% do seu território, e o sedimentar.
- Vegetação
A cobertura vegetal do Estado do Ceará, a flora, compõe-se predominantemente das seguintes formações:
Caatinga: do tupi, mata branca, espalha-se por todo o espaço ocupando cerca de 70% de sua área. Suas características são de porte arbustivos, troncos retorcidos, folhas pequenas e caducifólias, xerófila (adaptada à escassez d'água) e raízes profundasAcaatinga hipoxerófila, que tem maior porte e densidade, aparece nas faixas de menos rigor climático, tais como a baixada litorânea e o sopé da Ibiapaba.A caatinga hiperxerófila é a vegetação das regiões mais áridas, apresentando-se mais baixas e rala, bem como com maior quantidade de espécies espinhosas;Tem como algumas de suas espécies: algaroba, mulungu, aroeira, marmeleiro, juazeiro, pau-branco, sabiá e predeiro. As espécies cactáceas são: xique-xique, palma, facheiro e mandacaru. Seu desequilíbrio está nas queimadas e desmatamentos (retirante de lenha).
Formações Florestais: em meio a aridez predominante, destacam-se as manchas verdes das florestas que cobrem as serras e os vales úmidos;
Vegetação de dunas, mangues e tabuleiros: ocupam espaços pouco representativos na área total do Estado. São predominantemente litorâneos.- A vegetação de dunas são caracterizadas pelo predominância de coqueiros nas praias e pelas espécies como murici, salsa-de-praia, capim-da-praia, grama-da-areia, etc.- Os tabuleiros são planaltos pouco elevados, arenosos e de vegetação rala.- A vegetação de mangue é encontrada em áreas sob influência das marés, tendo como características porte arbóreo/arbustivo, pobre em variedade (mangue preto, mangue branco e mangue vermelho), higráfila (adaptada à umidade) , halófita (adaptada a salinidade) e raízes suspensas. Sua importância está na manutenção do clima, evita o alagamento das áreas adjacentes, alimentação e reprodução da fauna marinha, pesca de peixe, caranguejo, camarão, e matérias-primas como madeira (construção de moradias, produção de carvão artesanato) e cipós (artesanato). As espécie animais encontradas são: garças, galinha d'água, martim-pescador, beija-flor, lavandeira, gaivotas, etc. Seus desequilíbrios estão na especulação imobiliária, desmatamentos, queimadas e despejos de esgotos e lixo;
l Vegetação ciliar ou mata de galeria: ocorre como ocorrência dispersa em todo o Estado, ocupando os vales úmidos dos rios e riachos, formando densos povoamentos, nos quais a carnaúba, a oiticica, o juazeiro e o mulungu são espécies dominantes.
3. Recursos Hídricos
O Ceará, com sua posição nitidamente tropical, possui cerca de 187 mil hectares de área inundada e 573 km de litoral. Podemos destacar a grande importância dos açudes e reservatórios estaduais como fonte para irrigação e desenvolvimento das atividades de agronegócio do Estado.
4. Rios do Ceará
Bacias Hidrográficas do Ceará
Comitês de Bacias
Rio Acaraú
Rio Aracatiaçu
Rio Banabuiú
Rio Canindé
Rio Caxitoré
Rio Choró
Rio Coreaú
Rio Curu
Rio Groairas
Rio Jaguaribe
Rio Jaibaras
Rio Pacoti
Rio Palhano
Rio Pirangí
Rio Poti
Rio Riacho dos Macacos
Rio Salgado
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terça-feira, 17 de novembro de 2009
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
ENTREGA DAS DOAÇÕES - TOCA DE ASSIS.
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No sabado dia 14/11/2009 foi feita a entrega das doações feitas junto aos alunos do 3ºano do Ensino médio da Escola Polivalente de Juazeiro, nos aulões de geografia nos mêses de setembro e outubro.
A entrega teve o acompanhamento do Prof: Alano, Dr. emerson, Dra: Gardenia e as alunas Isabele e Liliam.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
QUESTÕES: OCEANIA E ANTARTIDA
1.Defina o que é Oceania.
2. Caracterize o Oceano Pacífico.
3. Escreva cinco características da Austrália.
4. Quais os dois impactos ambientais causados pelo colonizador inglês ao chegar à Austrália?
5. Quem foi James Cook?
6. Escreva cinco características da Nova Zelândia.
7. Diferencie Polinésia, Micronésia, Melanésia e Indonésia.
8. Síntese: "A importancia da Exploração da Antártica e a Estação Comandante Ferraz" (no mininimo 20 linhas)
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2. Caracterize o Oceano Pacífico.
3. Escreva cinco características da Austrália.
4. Quais os dois impactos ambientais causados pelo colonizador inglês ao chegar à Austrália?
5. Quem foi James Cook?
6. Escreva cinco características da Nova Zelândia.
7. Diferencie Polinésia, Micronésia, Melanésia e Indonésia.
8. Síntese: "A importancia da Exploração da Antártica e a Estação Comandante Ferraz" (no mininimo 20 linhas)
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terça-feira, 25 de agosto de 2009
TRABALHO CHINA - 1º ANO
TD - CHINA
1 - Comparativamente, a China Oriental é muito mais desenvolvida que a China Ocidental, além do que, o quadro natural do leste da China é bem mais favorável à ocupação do que o do interior. Na China Oriental, no entanto, duas porções se distinguem do ponto de vista físico, humano e econômico. Identifique essas porções e caracterize-as.
02- . Em 1997 Hong Kong foi incorporada a República Popular da China. O governo chinês já manifestou interesse em um “status” especial para o Tigre Asiático, que apresenta nível socioeconômico muito mais elevado se comparado ao padrão chinês. Identifique as principais diferenças entre as economias das duas unidades políticas citadas.
03. Os cereais constituem as mais importantes culturas agrícolas da China. Entre os principais, destacam-se:
a) o arroz e o milho
b) o arroz e o trigo
c) o arroz e a cevada
d) o arroz e a aveia
e) a cevada e o girassol
04. (PUC) A agricultura chinesa está planejada de acordo com as premissas da implantação do socialismo no país. Até 1984 a organização do trabalho agrícola era representada:
a) pelo Kuomintang;
b) pelas comunas populares;
c) pelos kolkhozes e sovkhozes;
d) pelos kibutzin;
e) pelas sheep stations.
05. (PUC) Há grandes diferenças entre a China continental de Oeste e a Leste. Dentre elas, podemos dizer que a China Oriental:
a) é mais populosa que a Ocidental;
b) é mais seca que a Ocidental;
c) é socialista e a Ocidental, capitalista;
d) é agrícola e a Ocidental, industrial;
e) coincide com o domínio do arroz e a Ocidental, com o do trigo.
06. (FUVEST) Em relação às características populacionais da República Popular da China, podemos afirmar que:
a) as maiores densidades de habitantes ocorrem nas montanhas e planaltos interiores, devido às inundações freqüentes nas planícies e deltas do leste do país;
b) os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural;
c) a sua população ativa está mais ligada ao setor secundário da economia após as profundas alterações dos últimos anos;
d) há uma relativa homogeneidade da distribuição espacial da população, pois o número excessivo de habitantes forçou a ocupação integral de seu território;
e) sua imensa população sobrevive graças ao alto rendimento da tradicional rizicultura, praticada na Região Centro-Ocidental do país.
07. (FUVEST) A República Popular da China se apresenta principalmente como um país:
a) agrícola, produzindo através das Comunas Populares e mantendo-se fechada ao comércio internacional;
b) de economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais;
c) economicamente ligado a Taiwan, Cingapura e Coréia, compondo os "Tigres Asiáticos";
d) socialista industrializado e dotado de uma agricultura extensiva mecanizada;
e) de economia pastoril nas planícies dos grandes rios e de cultura intensiva nas encostas do Himalaia.
8 - Identifique os principais problemas para o desenvolvimento da China Ocidental.
9 - Explique as causas do conflito entre China e Tawiwan.
10 - Caracterize as Zonas Económicas Especiais (ZEEs), e explique o objetivo de se localizarem junto ao litoral.
11- Identifique as causas que culminaram com o Massacre da praça da Paz Celestial.
12 - Explique duas reformas conduzidas por Deng Xiao Ping e suas consequencias.
Obs: Trabalho feito a mão em folha de almaço ou oficio e não digitado p/ entregar
1 - Comparativamente, a China Oriental é muito mais desenvolvida que a China Ocidental, além do que, o quadro natural do leste da China é bem mais favorável à ocupação do que o do interior. Na China Oriental, no entanto, duas porções se distinguem do ponto de vista físico, humano e econômico. Identifique essas porções e caracterize-as.
02- . Em 1997 Hong Kong foi incorporada a República Popular da China. O governo chinês já manifestou interesse em um “status” especial para o Tigre Asiático, que apresenta nível socioeconômico muito mais elevado se comparado ao padrão chinês. Identifique as principais diferenças entre as economias das duas unidades políticas citadas.
03. Os cereais constituem as mais importantes culturas agrícolas da China. Entre os principais, destacam-se:
a) o arroz e o milho
b) o arroz e o trigo
c) o arroz e a cevada
d) o arroz e a aveia
e) a cevada e o girassol
04. (PUC) A agricultura chinesa está planejada de acordo com as premissas da implantação do socialismo no país. Até 1984 a organização do trabalho agrícola era representada:
a) pelo Kuomintang;
b) pelas comunas populares;
c) pelos kolkhozes e sovkhozes;
d) pelos kibutzin;
e) pelas sheep stations.
05. (PUC) Há grandes diferenças entre a China continental de Oeste e a Leste. Dentre elas, podemos dizer que a China Oriental:
a) é mais populosa que a Ocidental;
b) é mais seca que a Ocidental;
c) é socialista e a Ocidental, capitalista;
d) é agrícola e a Ocidental, industrial;
e) coincide com o domínio do arroz e a Ocidental, com o do trigo.
06. (FUVEST) Em relação às características populacionais da República Popular da China, podemos afirmar que:
a) as maiores densidades de habitantes ocorrem nas montanhas e planaltos interiores, devido às inundações freqüentes nas planícies e deltas do leste do país;
b) os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural;
c) a sua população ativa está mais ligada ao setor secundário da economia após as profundas alterações dos últimos anos;
d) há uma relativa homogeneidade da distribuição espacial da população, pois o número excessivo de habitantes forçou a ocupação integral de seu território;
e) sua imensa população sobrevive graças ao alto rendimento da tradicional rizicultura, praticada na Região Centro-Ocidental do país.
07. (FUVEST) A República Popular da China se apresenta principalmente como um país:
a) agrícola, produzindo através das Comunas Populares e mantendo-se fechada ao comércio internacional;
b) de economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais;
c) economicamente ligado a Taiwan, Cingapura e Coréia, compondo os "Tigres Asiáticos";
d) socialista industrializado e dotado de uma agricultura extensiva mecanizada;
e) de economia pastoril nas planícies dos grandes rios e de cultura intensiva nas encostas do Himalaia.
8 - Identifique os principais problemas para o desenvolvimento da China Ocidental.
9 - Explique as causas do conflito entre China e Tawiwan.
10 - Caracterize as Zonas Económicas Especiais (ZEEs), e explique o objetivo de se localizarem junto ao litoral.
11- Identifique as causas que culminaram com o Massacre da praça da Paz Celestial.
12 - Explique duas reformas conduzidas por Deng Xiao Ping e suas consequencias.
Obs: Trabalho feito a mão em folha de almaço ou oficio e não digitado p/ entregar
AULÃO DA SOLIDARIEDADE - TERCEIRÃO
Estar sendo realizados aulões de GEOGRAFIA TERCEIRÃO nos sábados pela manhã na escola POLIVALENTE, direcionada aos alunos do 3º ano do Ensimo Médio, com temas diversificados e de atualidades, para acrescentar os conteúdos não trabalhados em sala de aula melhorando as informações dos respectivos alunos interessados.
As aulas são acompanhadas de recursos modernos de informática como Data show, salas ambiemtes e outros. O pagamento é feito atravez de doação de 1 kg de alimento estipulado para cada sábado, ou seja: sábado do arroz, do feijão etc.
As doações serão feitas para instituições carentes da nossa cidade, Onde o objetivo maior é despertar senso humanitário dos alunos.
As aulas são acompanhadas de recursos modernos de informática como Data show, salas ambiemtes e outros. O pagamento é feito atravez de doação de 1 kg de alimento estipulado para cada sábado, ou seja: sábado do arroz, do feijão etc.
As doações serão feitas para instituições carentes da nossa cidade, Onde o objetivo maior é despertar senso humanitário dos alunos.
Já ocorreu o primeiro aulão no sábado( 22/08/2009) com o tema "A TERRA E SEUS MOVIMENTOS"
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