terça-feira, 25 de agosto de 2009

TRABALHO CHINA - 1º ANO

TD - CHINA



1 - Comparativamente, a China Oriental é muito mais desenvolvida que a China Ocidental, além do que, o quadro natural do leste da China é bem mais favorável à ocupação do que o do interior. Na China Oriental, no entanto, duas porções se distinguem do ponto de vista físico, humano e econômico. Identifique essas porções e caracterize-as.





02- . Em 1997 Hong Kong foi incorporada a República Popular da China. O governo chinês já manifestou interesse em um “status” especial para o Tigre Asiático, que apresenta nível socioeconômico muito mais elevado se comparado ao padrão chinês. Identifique as principais diferenças entre as economias das duas unidades políticas citadas.




03. Os cereais constituem as mais importantes culturas agrícolas da China. Entre os principais, destacam-se:
a) o arroz e o milho
b) o arroz e o trigo
c) o arroz e a cevada
d) o arroz e a aveia
e) a cevada e o girassol

04. (PUC) A agricultura chinesa está planejada de acordo com as premissas da implantação do socialismo no país. Até 1984 a organização do trabalho agrícola era representada:
a) pelo Kuomintang;
b) pelas comunas populares;
c) pelos kolkhozes e sovkhozes;
d) pelos kibutzin;
e) pelas sheep stations.

05. (PUC) Há grandes diferenças entre a China continental de Oeste e a Leste. Dentre elas, podemos dizer que a China Oriental:
a) é mais populosa que a Ocidental;
b) é mais seca que a Ocidental;
c) é socialista e a Ocidental, capitalista;
d) é agrícola e a Ocidental, industrial;
e) coincide com o domínio do arroz e a Ocidental, com o do trigo.

06. (FUVEST) Em relação às características populacionais da República Popular da China, podemos afirmar que:
a) as maiores densidades de habitantes ocorrem nas montanhas e planaltos interiores, devido às inundações freqüentes nas planícies e deltas do leste do país;
b) os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural;
c) a sua população ativa está mais ligada ao setor secundário da economia após as profundas alterações dos últimos anos;
d) há uma relativa homogeneidade da distribuição espacial da população, pois o número excessivo de habitantes forçou a ocupação integral de seu território;
e) sua imensa população sobrevive graças ao alto rendimento da tradicional rizicultura, praticada na Região Centro-Ocidental do país.

07. (FUVEST) A República Popular da China se apresenta principalmente como um país:
a) agrícola, produzindo através das Comunas Populares e mantendo-se fechada ao comércio internacional;
b) de economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais;
c) economicamente ligado a Taiwan, Cingapura e Coréia, compondo os "Tigres Asiáticos";
d) socialista industrializado e dotado de uma agricultura extensiva mecanizada;
e) de economia pastoril nas planícies dos grandes rios e de cultura intensiva nas encostas do Himalaia.



8 - Identifique os principais problemas para o desenvolvimento da China Ocidental.



9 - Explique as causas do conflito entre China e Tawiwan.



10 - Caracterize as Zonas Económicas Especiais (ZEEs), e explique o objetivo de se localizarem junto ao litoral.




11- Identifique as causas que culminaram com o Massacre da praça da Paz Celestial.


12 - Explique duas reformas conduzidas por Deng Xiao Ping e suas consequencias.



Obs: Trabalho feito a mão em folha de almaço ou oficio e não digitado p/ entregar

31 comentários:

  1. 1ª • Ao norte temos: Clima temperado frio;elevada produção de cereias;solos férteis;concentração da indústria pesada e ricos solos.
    • Ao sul: Clima tropical úmido (monções); a grande produção de chá,cana,arroz; instalação de áreas de industrialização atualmente.

    2ª • Formosa- economia capitalista;
    • China- estrutura atualmente centralizade num uníco partido político e reabertura econômica recentemente.

    3ª Letra 'b'

    4ª Letra 'b'

    5ª Letra 'a'

    6ª Letra 'b'

    7ª Letra 'b'

    8ª o nível de população, que é muito alto, visto que é o país mais populoso do mundo. Também há um nível muito alto de natalidade e mortalidade infantil. É por isso que a China está demorando muito para se tornar um país desenvolvido. Mas, enquanto há vida, há esperança.

    9ª Taiwan e China - após a 2 guerra mundial, taiwan retornou ao controle da China (tinha sido controlada pelo Japão durante a guerra).Em maio de 1950, após a derrota na guerra civil (entre 1947 a 1949)das forças nacionalistas ,lideradas pelo General Chiang Kai-Shek,ante as forças comunistas, lideradas pelo Mao Tsé-Tung, os nacionalistas refugiaram-se para a ilha de Taiwan, e ali se estabeleceram e criaram um novo governo. Desde então, a China considera Taiwan como uma provincia rebelde, enquanto Taiwan mantém sua soberania (por exemplo, Taiwan elege seu próprio presidente) sem ser reconhecida como estado independente por muitos países do mundo.

    10ªZee da China: são Zonas Econômicas Especiais que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 70 junto ao litoral ociental da China.
    O grande objetivo de estar junto ao litoral ocidental da china foi pela base de formação e consolidação:

    •Abertura de mercado ao capital estrangeiro, mas também com forte participação estatal.
    •Proximidades das áreas portuárias e urbanas.
    •Produção industrial diversificada e voltada especialmente para as exportações.
    •Foram apoiadas por um conjunto de infra-estrutura que permitissem a entrada do capital financeiro.
    •Mão-de-obra barata e abundante.
    •Assumem o modelo econômico Híbrido: Economia Socialista de Mercado.

    11ª A abertura econômica e a relativa liberalização do regime estimularam a juventude, principalmente a estudantil, a pedir uma plena democratização. Em abril de 1989, milhares de estudantes se reuniram na praça Tiananmen (“Praça da Paz Celestial”), no centro de Beijing. Este agrupamento de jovens estimulou centenas de grupos dissidentes a contestar publicamente o monopólio do poder exercido pelo Partido Comunista. O regime socialista parecia estar vivendo seus estertores finais. Em 4 de junho, após uma longa hesitação e acalorados debates entre as lideranças reformistas e conservadoras, o governo reagiu com violência: tropas e tanques expulsaram os oposicionistas, esmagando milhares de pessoas que então ocupavam a praça agora ironicamente denominada “Paz Celestial”. A ação governamental deixava clara a orientação do PCC: reformas econômicas devem ser feitas, mas o controle político do país tem de permanecer sob absoluto controle do Partido.

    12ª • Não aderir ao socialismo, e não de reforma e abertura, e não para desenvolver a economia, não melhoram a vida das pessoas, e só pode ser um deadend. Deve ser uma linha básica cem anos, não deverá ser abalada.


    Nome : Raylly Pereira
    Nº 40
    1º Ano 'A' - Ensino Médio .

    Colégio Objetivo.

    ResponderEliminar
  2. 1 – Norte: clima temperado (temperaturas baixas), solo fértil com produção de cereais e indústria desenvolvida.
    Sul: tropical com abundancia de chuva e rios, produção de chá e arroz, união com cidades litorâneas para criação de industrias.

    2 – China investe na estrutura em um único partido político, enquanto o outro é a economia capitalista.

    3 – B. arroz e trigo

    4 – B. pelas comunas populares

    5 – A. é mais populosa que a Ocidental;

    6 – B. os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural

    7 – B. de economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais

    8 – Para ser um país desenvolvido a China tem que ter um nível muito baixo de analfabetos, deve ter o IN (natalidade) baixo, o índice de mortalidade infantil baixo também, não depender tanto da ajuda de países desenvolvidos, a educação aprimorada, deve ter a saúde em nível alto, todos esses fatores atrapalham o desenvolvimento da China.

    9 – A china quer unificar-se com Taiwan, tornando Taiwan uma província, mas o partido nacionalista de Taiwan, Kuomintang, não aceita.

    10 – Principal mecanismo de abertura de economia chinesa .Abertura de mercado ao capital estrangeiro, produção industrial diversificada, mão-de-obra barata,

    11 – Protestos entre estudantes e trabalhadores, começaram com a morte de Hu Yaobang.

    12 – Quatro modernizações, nos setores da agricultura, industria e comércio, ciência e tecnologia e no Militar e abertura do mercado chinês para o mercado externo.


    Brígida Félix Ribeiro. 1º A

    ResponderEliminar
  3. Trabalho sobre a China

    Nome: Matheus Vieira Carvalho
    Número: 38
    Série: 1o Ano C
    Colégio: Objetivo

    01) Na China Oriental há no ponto de vista físico planícies predominantes de clima úmido; é também a região mais populosa da China; e é a região mais economicamente ativa. Na China Ocidental há uma predominância de grandes montanhas e desertos; região pouco povoada; e é pouco desenvolvida.

    02) Hong Kong possui uma economia livre de regras de comércio (livre comércio) e é basicamente livre de taxas; com o destaque para as produções industriais e ao setor terciário. A China é notada por alto nível de crescimento orientado à exportação, sendo a economia que mais cresce no mundo, porém há restrinções para regras de comercialização em seu território, grande parte das empresas da China são estrangeiras, porém é o Estado que as controlam, por isso é conhecida como "Socialismo de Mercado".

    03) b) Arroz e trigo.

    04) b) Pelas comunas populares.

    05) a) É mais populosa que a Ocidental.

    06) b) Os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural.

    07) b) De economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais.

    08) Seu relevo que é montanhoso e de difícil acesso, seu clima que é seco e árido e sua baixa população naquela região.

    09) Na China, após a Segunda Guerra Mundial, houve novamente o rompimento entre as forças nacionalistas, associadas ao capitalismo, e as forças socialistas maoístas. De 1945 a 1949, ocorreram lutas entre as duas forças que disputavam o poder político chinês. Em 1 de outubro de 1949, foi proclamada a República Popular da China, sob a liderança de Mao Tsé-Tung. O general Chiang Kai-Shek transferiu-se para a Ilha de Formosa ou Taiwan, fundando a China Nacionalista, que permaneceu capitalista sob a proteção dos Estados Unidos. Os diferentes governos da China Popular até hoje reinvindicam a sua reintegração ao território chinês, considerando Taiwan como uma província rebelde.

    10) São Zonas onde são escolhidas algumas cidades litorâneas (planícies onde estão melhores lugares para investir em transporte e por serem a maioria cidades portuárias) onde o Estado instala toda a infra-estrutura e promove benefícios fiscais para atrair investimentos externos.

    11) Os estudantes acreditavam que as reformas de Deng Xiaoping não haviam sido suficientemente profundas e que a China necessitava reformar seu sistema político, logo atraíram o apoio dos trabalhadores urbanos, que acreditavam, por seu lado, que as reformas tinham sido profundas demais. Esta reforma era o "Socialismo de Mercado".

    12) Em 1978, foi estabelecida a nova política econômica chinesa, cujas reformas se aprofundaram a partir de 1984. Sobre a liderança de Deng Xiaoping, procurou-se desenvolver o restabelecimento parcial da propriedade privada na agricultura; a introdução controlada do conceito de lucro nas empresas; a substituição do sistema de metaas pelo sistema de produtividade; a adoção de salário diferenciado por mérito ou função; adoção de capitais e tecnologia de estrangeiros; a adoção de estímulos aos trabalhadores mais eficientes; a flutuação dos preços conforme a demanda do mercado e criou a Bolsa de Valores em Pequim.
    Ao oficializar, no início de 1993, os conceitos de "socialismo de mercado", o XIV Congresso de Partido Comunista Chinês abriu nova fase da vida chinesa, assinalando o apoio declarado à política reformista de Deng Xiaoping, que abriu o mercado aos investimentos capitalistas, mas manteve sob rigoroso controle do Partido Comunista a vida política e os meios de comunicação.

    ResponderEliminar
  4. Respostas!

    Maria Raissa Tavares Pereira (1° ano "B" Do Colégio Objetivo Juazeiro(CE). n° 35

    TD - CHINA

    1 -O norte tem clima temperado frio,solos férteis,elevada produção de cereais,rico subsolo e concentração da indústria pesada.O sul tem clima tropical úmido (monções),grande produção de arroz,cana,chá,e atualmente instalação de áreas industriais.Junto às grandes cidades na faixa litorânia,como incentivo(zpes).

    02- Formosa - economia capitalista
    China - recente abertura econômica,mas estrutura altamente centralizada em um único partido político.

    03. - (B)

    04. (B)

    05. (A)

    06. - (B)

    07. - (B)

    8 -Os principais problemas é o nível de população,que é muito alto,visto que é o país mais populoso do mundo.Também há um nível muito alto de natalidade infantil e mortalidade infantil.É por isso que a China está demorando muito para se tornar um país desenvolvido.

    ResponderEliminar
  5. Amanda Maria Feijo de Oliveira- 07; 1° B
    1. Manchuria e Planície da China, predomina a população rural,no entanto o processo de urbanização se acelera no iníciodeste século em face da intensificação indusatrial que dinamiza os setores urbanos do comércio e serviços.
    2.A China segue os modelos japoneses dos Tigres Asiáticos, já Hong Kong é um grande centro comercial e industrial da mesma.
    3.B
    4.B
    5.A
    6.B
    7.B
    8. Condições agrícolas desfavoráveis das terras elevadas; são em parte responsáveis pela rarefação da população.
    9.Taiwan é considerada uma provincia rebelde pelo Governo Popular da China, já que ameçou várias vezes, invadi-la para voltar a anexa-la.Tal fato não se consumou porque Taiwan tem apoiodos EUA, e sua invação implicaria um conflito Américano. Taiwan invadida também poderia significar fim de insvestimento, já que o dos seus maiores investidores é os EUA.
    10. ZEEs - zonas onde o Estado instala toda a infra-estrutura e promove benefícios ficaisse localiza no litoral pra atrair investimentos externos.
    11.Com a tendencia de abertura da Glasnost, na URSS, e pela queda do muro de Berlim, na Alemanha, intelectuais e estudantes realizaram uma gigantesca manisfestação pela democratização da China, na praça da Paz Celestial, mas sofreu brutal repressãoao aparato militar.

    ResponderEliminar
  6. Colégio Objetivo
    Aluna.: Alanna Feijó n°:02 Série:1º"B"

    01-Manchuria e Planície da China, predimina a população rural,no entanto o processo de urbanização se acelera no iníciodeste século em face da intensificação indusatrial que dinamiza os setores urbanos do comércio e serviços.

    02-A China segue os modelos japoneses dos Tigres Asiáticos, já Hong Kong é um grande centro comercial e industrial da mesma.

    03-B

    04-B

    05-A

    06-B

    07-B

    08- Condições agrícolas desfavoráveis das terras, são em parte, responsáveis pela rerafação da população

    09-Taiwan é considerada uma provincia rebelde pelo Governo Popular da China, já que ameçou várias vezes, invadi-la para voltar a anexa-la.Tal fato não se consumou porque Taiwan tem apoiodos EUA, e sua invação implicaria um conflito Américano. Taiwan invadida também poderia significar fim de insvestimento, já que o dos seus maiores investidores é os EUA.

    10-ZEEs - zonas onde o Estado instala toda a infra-estrutura e promove benefícios ficaisse localiza no litoral pra atrair investimentos externos.

    11-Com a tendencia de abertura da Glasnost, na URSS, e pela queda do muro de Berlim, na Alemanha, intelectuais e estudantes realizaram uma gigantesca manisfestação pela democratização da China, na praça da Paz Celestial, mas sofreu brutal repressãoao aparato militar.

    12-É o criador do chamado socialismo de mercado, regime vigente na China moderna.

    ResponderEliminar
  7. Gabriel Cabral 1°C N°:142 de setembro de 2009 às 15:23

    Gabriel Cabral 1°C N°:14

    1°) As porções são as seguintes: Norte e Sul. O norte possui clima temperado frio, solos propícios para produção agrícola, produzem bastante cereais, alem de ter uma grande concentração de indústrias. Já o sul tem clima temperado úmido, destaca-se a produção de chá, cana, arroz. Existem algumas indústrias que tem incentivos econômicos.
    2°) Ele possui uma economia capitalista, já a China é capitalista a pouco tempo, alem do mais a estrutura política é centralizado em um único partido o Partido Comunista da China.
    3°) Letra B
    4°) Letra B
    5°) Letra A
    6°) Letra B
    7°) Letra B
    8°) Tem um baixo IDH, pois é um pais muito populoso, alem do mais possui uma grande taxa de natalidade e mortalidade isso faz com que a china seja um pais emergente e não desenvolvido, prova disso é que ele faz parte da BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China).
    9°) A China considerava Taiwan como uma província rebelde, e em 1949 a anexou ao seu território, já Taiwan quer sua independência, e em 2005 se criou uma lei anti-secessão que permite o uso de força caso Taiwan declare sua independência. Por esse motivo ocorre conflitos entre China e Taiwan.
    10°)São cidades litorâneas onde o estado instala toda a infra estrutura e promove benefícios fiscais para atrair investimentos externos , isso fez com que a China tivesse um grande crescimento econômico. Localizam-se no litoral porque a china é um pais com insuficiência em transportes terrestres.
    11°) Foi quando intelectuais e estudantes, seguindo a tendência da abertura preconizada da glasnost e pela queda do muro de Berlim na Alemanha, realizaram uma gigantesca manifestação pela democratização da china, na praça da paz celestial, e sofreram uma brutal repressão do aparato militar, sob as ordens de Deng Xiaoping.
    12°) Abriu o mercado aos investimentos capitalistas, mas manteve sob rigoroso controle do partido Comunista a vida política e os meios de comunicação, isso fez com que a china adquirisse um modelo socialista com características chinesa, o que resultou em um grande progresso. Alem disso criou um processo de revezamento do poder, o que permitiu a ascensão de lideres mais jovens, facultando ao retirante manter uma certa fatia do poder, como ocorreu ao próprio Deng.

    Gabriel Cabral 1°C N°:14

    ResponderEliminar
  8. Gustavo Leite Gonçalves Nº:15 turma: 1º "c"

    1-O NORTE TEM CLIMA TEMPERADO FRIO,SOLOS FÉRTEIS,ELEVADA PRODUÇÃO DE CEREAIS RICO SUBSOLO E CONCENTRAÇAO DA INDÚSTRIA PESADA.O SUL TEM CLIMA TROPICAL ÚMIDO,GRANDE PRODUÇÃO DDE ARROZ,CANA,CHÁ E ATUALMENTE INSTALAÇÃO DE ÁREAS INDUSTRIAIS,JUNTO AS GRANDES CIDADES NA FAIXA LITORÂNEA.
    2-FORMOSDA-ECONOMIA CAPITALISTA
    CHINA-RECENTE ABERTURA ECONÔMICA,MAS ESTRUTURALMENTE CENTRALIZADA NUM PARTIDO POLÍTICO.
    3-B 4-B 5-A 6-B 7-B
    8-A CHINA É um país emergente, por isso ela faz parte da sigla BRIC, que é usada para identificar os quatro principais países emergentes que têm chances de se tornar países desenvolvidos, são eles: Brasil Rússia India e CHINA. A China tem sérios problemas para se desenvolver rapidamente. O principal deles é o nível de população, que é muito alto, visto que é o país mais populoso do mundo. Também há um nível muito alto de natalidade infantil e mortalidade infantil.
    9-O governo da China considera Taiwan " uma província rebelde" e pleiteia sua reintegração ao território chines desde 1949.
    10-As Zonas Econômicas Especiais da China são Zonas Econômicas Especiais (ZEE) que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa.Estão nas proximidades do litoral, pois é onde tem os portos que exportam as mercadorias.
    11-Desde 1978, Deng Xiaoping havia liderado uma série de reformas políticas e econômicas, que buscavam o estabelecimento gradual de uma economia de mercado e certa liberalização política que se distanciavam do sistema estabelecido por Mao Tse-tung. No princípio de 1989, estas reformas políticas e econômicas haviam levado dois grupos à insatisfação com o governo.
    12-1)Em princípios de 1950, Mao Tse-tung foi a Moscou, à frente de um grupo de técnicos, e durante oito semanas negociou o máximo de ajuda para o programa de industrialização que Pequim tinha em vista.
    2)A revolução maoista foi, na verdade, o segundo grande salto na marcha da China para a modernidade. O primeiro havia sido a revolução republicana, liderada em 1911 por Sun Yat-sen. As reformas encetadas por Deng Xiaoping em 1979/80, buscando integrar o país à linha da revolução científico-tecnológica (na verdade, lançada por Newton no século XVI), podem ser vistas como uma terceira revolução.

    **As reformas de Deng Xiaoping amadureceram, num verdadeiro salto quântico que produzirá, dentro de três ou quatro décadas, uma economia de dimensão continental, montada sobre moderna malha de transportes e telecomunicações.O impacto sobre o continente asiático e o mundo como um todo desse colosso, com população da ordem de 1,5 bilhão, superará sem dúvida o impacto da continentalização, em meados do século XIX, da economia dos EUA - fenômeno que ainda não acabou de sacudir o mundo.

    ResponderEliminar
  9. Higor Peixoto Regis N°17 1° Ano "A"2 de setembro de 2009 às 16:19

    1-o norte tem clima temperado frio, solos ferteis, elevada produçao de cereais, rico subsolo e concentraçao da industria pesada
    Sul tem clima tropical umido, grande produçao de arroz, cana, chá, e atualmente junto as grandes cidades na faixa litoranea, como incentivos.
    2-Formosa-Economia capitalista
    China-Recente abertura economica mas estrutura atualmente centralizadaem um partido politico.
    3-B
    4-B
    5-A
    6-B
    7-B
    8-Tanto pelo seu desenvolvimento economico que vem sendo apresentado pela liderança que ele exerciam sobre varios paises.
    9-Taiwam é considerado uma provincia rebelde pelo governo da republica popular da china que ja ameaçou variasa vezes invadila.
    10-As cidades litoraneas onde a os estados instala toda a infra estrutura e promove beneficios fiscais para atrair investimentos externos.
    11-Eles vencerao as eleiçoes presidenciais de março de 2008 com 58% dos votos derrotados ao so sistema de frank.
    12-Procurou desenvolver o reestabelecimento parcial das propriedades privadas na agricultura; A introduçao controlada do conceito de lucros nas empresas.

    higor peixoto Regis N 17 1 Ano A

    ResponderEliminar
  10. Ana Karolynne Peixoto Lima N 03 1 Ano A2 de setembro de 2009 às 16:22

    1-o norte tem clima temperado frio, solos ferteis, elevada produçao de cereais, rico subsolo e concentraçao da industria pesada
    Sul tem clima tropical umido, grande produçao de arroz, cana, chá, e atualmente junto as grandes cidades na faixa litoranea, como incentivos.
    2-Formosa-Economia capitalista
    China-Recente abertura economica mas estrutura atualmente centralizadaem um partido politico.
    3-B
    4-B
    5-A
    6-B
    7-B
    8-Tanto pelo seu desenvolvimento economico que vem sendo apresentado pela liderança que ele exerciam sobre varios paises.
    9-Taiwam é considerado uma provincia rebelde pelo governo da republica popular da china que ja ameaçou variasa vezes invadila.
    10-As cidades litoraneas onde a os estados instala toda a infra estrutura e promove beneficios fiscais para atrair investimentos externos.
    11-Eles vencerao as eleiçoes presidenciais de março de 2008 com 58% dos votos derrotados ao so sistema de frank.
    12-Procurou desenvolver o reestabelecimento parcial das propriedades privadas na agricultura; A introduçao controlada do conceito de lucros nas empresas.

    Ana Karolynne Peixoto lima N 03 1 Ano A

    ResponderEliminar
  11. NOME: Davi Teixeira Barroso
    N°: 17
    SÉRIE: 1º Ano - B



    1 - O Norte tem clima temperado frio, solos férteis, elevada produção de sereais, rico subsolo e concentração da indústria pesada.
    O Sul tem clima tropical úmido(monções), grande produção de arroz, cana, chá, e atualmente instalação de áreas industriais junto as grandes cidades na faixa litorânea, como incentivos(ZPEs).

    2 - Formosa: economia capitalista;
    China: recente abertura econômica, mas estrutura altamente centralizada num único partido político.

    3 - letra "b"

    4 - letra "b"

    5 - letra "a"

    6 - letra "b"

    7 - letra "b"

    8 - As condições agícolas desfavoráveis das terras elevadas são, em partes, responsáveis pela rarefação populacional da região.

    9 - A China considera Taiwan uma província rebelde, e por isso já ameaçou, várias vezes, invadí-la para anexá-la novamente.

    10 - Mercado aberto ao capital estrangeiro(mas também com forte participação estatal), localiza-se nas áreas portuárias e urbanas, produção industrial diversificada e voltada especialmente para as exportações, mão-de-obra barata e abundante. Localiza-se mais no litoral para facilitar as esportações e a entrada de capital estrangeiro.

    11 - Começaram com a morte de Hu Yaobang, ex-secretário geral do Partido Comunista chinês, que foi morte por ser considerado um liberal reformista. Os estudantes começaram uma revolução nas universidades de Pequim. O movimento contava com mais de 100 mil revoltosos, entre eles intelectuais, operários e camponeses, que queriam liberdade de expressão, emprego e o fim da corrupção no governo.

    12 - Restabeleceu parcialmente a propriedade privada na agricultura, já que Mao Tsé-Tung acabou com a privatização das propriedades agrárias;
    Introduzio controladamente o conceito de lucro nas empresas, com isso, hoje-em-dia as empresas chinesas lucram muito, tornando a China um país próximo de se tornar um país desenvolvido.

    ResponderEliminar
  12. 1º) A porção norte possui clima frio, com solos férteis o que faz com que a produção agricola (principalmente a de cereais) seja bastante desenvolvida. há grande concentração de industrias pesadas.
    Já a porção sul possui um clima mais quente (clima de monções) o que faz com que seja uma grande produtora de arroz, chá e cana de açucar. possui, na sua faixa litorânea, a presença de grandes centros urbanos, com uma grande quantidades de industrias.

    2°) Uma politica fechada, mas com grande abertura econômica com a entrada de empresas multinacionais e a criação de industrias voltadas para o mercado externo (exportações).

    3º) Letra "B"

    4°) Letra "B"

    5°) Letra "A"

    6º) Letra "B"

    7º) Letra "B"

    8°) Essas diferenças ocorrem principalmente no litoral, onde concentra-se a maior parte da população e do capital chines.
    A china oriental possui um nivel de renda e um desempenho economico bastante elevado em relação a china ocidental.

    9º) Taiwan não é reconhecida como uma republica pela china, pois desde a separação ocorrida em 1949 a ilha passou a agrupar os derrotados nacionalistas da guerra civil e manteve um sistema capitalista com a proteçaõ dos EUA. Por conta disso o governo da china popular passou a conciderar a ilha uma "provincia rebelde" que deverá ser reintegrada a seu territorio.

    10º) São zonas economicas especiais criadas pelo governo com a finalidade de abrir o mercado chines para as exportações. Elas são instaladas nas cidades litoraneas por ser uma saida mais facil para o exterior do pais. Essas cidades foram modificas estruturalmente e economicamente para melhor servir esse interesses.

    11°) As causas eram desde economicas e trabalhistas a insatisfação de intelectuais com o governo.

    12º) Iniciou uma reforma economica repelindo o modelo da economia socialista. implantou a economia de mercado e iniciou uma aproximação com o japão e os EUA, atraindo capitais extrangeiros para o pais.

    Nome: Suyanne Fernandes Olinda
    Nº: 45
    Serie: 1º "B"

    ResponderEliminar
  13. Trabalho de Geografia
    Gisele Alencar nº22
    1° "B"


    01 - Há a porção mais aberta ao mundo capitalista, o modo de pensar é diferente, há mais liberdade e tambem há pessoas com mais dinheiro. Há tambem a porção fechada ao mundo capitalista, que é bem mais rigida e controlada estatalmente, em que se há pouca liberdade.

    02 - Hong Kong: grande centro comercial e industrial
    Tigre Asiático: baseado em investimentos estrangeiros e na superexploração da mão-de-obra

    03 - B

    04 - C

    05 - A

    06 - C

    07 - D

    08 - A parte ociental da China tem a população predominantemente rural e com altos indices de pobreza.

    09 - O conflito entre China e Taiwan é devido a Taiwan ter se emancipado da china a tomada dos comunistas na china. Assim todos os países consideram Taiwan um páis, mas a china o considera uma provincia revoltada.

    10 - ZEEs, são zonas econômicas na china que são abertas ao capital estrangeiro, que consituem o principal mecanismo de abertura economica na china. São localizadas no litoral devido aos portos, ja que a economia dessas zonas é voltada para a exportação.

    11 - As principais causas foram os protestos de estudantes a favor da abertura o política na china.

    12 - A criação das ZEEs(Zonas Econômicas Especiais) e a modernização nos setores de agricultura, indústria e comércio, ciência, tecnologia e militar. Essas reformas culminaram com a abertura economica e diplomatica da china.

    ResponderEliminar
  14. Alano, não deu para postar aqui as respostas, mais eu coloquei em um bloco de notas e em um arquivo do Word na internet para o senhor baixar.

    •Documento .docx(Word):
    http://www.easy-share.com/1907601598/Trabalho de Geografia - China.docx

    •Documento .txt(Bloco de Notas):
    http://www.easy-share.com/1907601597/Trabalho de Geografia - China.txt

    Obrigado!!!

    ResponderEliminar
  15. RESPOSTAS - PARTE 2
    05. A
    A China Oriental é muito mais desenvolvida que a China Ocidental, além do que, o quadro natural do leste da China é bem mais favorável à ocupação do que o do interior.

    06. B
    Há muitos jovens presentes na população da China. Porém a política de que cada casal pode ter um filho ou dois se o primogênito for uma mulher e as melhorias na saúde estão fazendo com que a população chinesa envelheça.

    07. B
    A China adotou uma política chamada de socialista de mercado, pois ele politicamente é socialista, porém ele está abrindo portas para a economia de mercado.

    08. O revelo por ser muito montanhoso dificulta atividades comerciais e populacionais. Há algumas planícies áridas que também causam o mesmo problema.

    09. Como Taiwan estava e está crescendo muito, a China tentou muitas vezes anexá-la de novo ao território chinês, mas o que impede é o fato de Taiwan ter o apoio dos EUA, o que significaria conflito entre China e EUA e fim dos investimentos.

    10. As Zonas Econômicas Especiais da China são zonas que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa e estabeleceram-se medidas semelhantes às adotadas nos tigres asiáticos: baixos impostos, isenção total para a importação de máquinas e equipamentos industriais e facilidades para a remessa de lucros ao exterior. Além disso, as empresas que nelas se instalaram contam com a mão-de-obra mais barata do mundo, o que torna os preços dos produtos de baixo aporte tecnológico (têxtil, calçados e brinquedos) imbatíveis no mercado internacional. Com a criação dessas ZEE's a China abre sua economia para o investimento estrangeiros. O fato de se localizarem junto ao litoral é a facilidade no transporte de seus produtos por rota marítima.

    11. Massacre da Praça da Paz Celestial consistiu em uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China. Os manifestantes (em torno de cem mil) eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas. O acontecimento que iniciou os protestos foi o falecimento de Hu Yaobang. Os protestos consistiam em marchas (caminhadas) pacíficas nas ruas de Pequim.

    12. * Criação das ZEE's: abertura da economia da China para investimentos estrangeiros.
    * Quatro modernizações, nos setores da agricultura, indústria e comércio, ciência e tecnologia e na área militar: transformou o crescimento da China em um dos maiores do mundo.

    ANNA CAROLINE CLEMENTE RODRIGUES
    nº: 06
    1º ano "C"

    ResponderEliminar
  16. TD-China
    Colégio Objetivo
    1º ano "B" sem número
    Lucas Tavares Cruz de Albuquerque
    OBS: Entrei ha poucos dias no colégio.

    1ª R:O norte tem clima temperado frio,elevada produçao de cereias,rico subsolo e concentraçao da industria pesada.
    O sul tem clima tropical úmido(monçoes),grande produção de arroz, cana,chá e atualmente instalação de áreas industrias.

    2ª R: Formosa-economia capitalista
    China- recente abertura econômica, mas estrutura altamente centralizada em um único partido político.

    3ª R: B- O arroz e o trigo.
    4ª R:B- pelas comunas populares.
    5ª R:A- é mais populosa que a ocidental.
    6ª R: B
    7ª R: B
    8ª R: Nível de populaçao muito alto,nível muito de natalidade e mortalidade infantil.
    9ª R: A moderna taiwanesa ameaça o "tradicionalismo chines",Taiwaneses com apoio dos EUA, o lider chines quer evitar que aconteça à RPC
    10ª R: Verdadeiros "oásis capitalista" onde capital,esperiencia e tecnologia estrangeira eram muito bem-vindos.
    11ª R:Protestos contra o Partido Comunista Chines,censuras,"hooliganismo"
    12ª R:4 modernizaçoes, nos setores de agricultura,industria,comercio e tecnologia e na area militar.Oficializou diversas praticas criadas por autoridades municipais e/ou provinciais que estavam "fora" das diretivas de Pequim.

    ResponderEliminar
  17. •Nome: Weber Fernandes |
    •Série: 1° ano "C" |
    |
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

    1 - •R: -O Clima é frio e temperado ao Norte, apresentando solos férteis, produção de cereais e concentração da indústria pesada.
    -O Clima é úmido e tropical ao Sul, apresentando produção de arroz,chá e contendo áreas industriais na faixa litorânea.

    02- •R: -Economia Capitalista
    -Recente abertura econômica, mas estrutura altamente centralizada num único partido político.


    03. •R: Alternativa “B”

    04. •R: Alternativa “B”

    05. •R: Alternativa “A”

    06. •R: Alternativa “B”

    07. •R: Alternativa “B”

    8 - •R: Nível de população alto,natalidade e mortalidade infantil, pouco desenvolvimento de saúde e educação.

    9 - •R: A Reunificação entre a china e Taiwan, em 1949 no final da guerra civil, fez com que os nacionalistas derrotados se refugiassem na ilha de Taiwan, onde estabeleceram um regime capitalista.O Kuomintang (partido nacionalista), que estava no poder de Taiwan, não aceita a reaproximação com a China, causando vários conflitos políticos entre China e Taiwan, alertando aos EUA, que estarão prontos para defender Taiwan caso a China chegue a invadir a ilha.


    10 - •R: Constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Objetivo da localização junto ao litoral:
    • Abertura de mercado ao capital estrangeiro, mas também com forte participação estatal.
    • Proximidades das áreas portuárias e urbanas.
    • Produção industrial diversificada e voltada especialmente para as exportações.
    • Foram apoiadas por um conjunto de infra-estrutura que permitissem a entrada do capital financeiro.
    • Mão–de-obra barata e abundante.
    • Assumem o modelo econômico Híbrido: Economia Socialista de Mercado..



    11- •R: Em Junho de 1989 milhares de estudante pediram reformas políticas ao governo de Mao Tsé-Tung, e o governo respondeu com massacres matando entre 1.000 a 7.000 pessoas vitimas das garras de Tsé-Tung.

    12 - •R:
    1° - Ele estabeleceu a nova política econômica chinesa, procurando desenvolver o restabelecimento parcial da propriedade privada na agricultura.
    Como consequência disso intelectuais e estudantes fizeram uma manifestação pela democratização da China, na praça da Paz Celestial, tendo como resposta a repressão do governo.

    2° - Em 2008 aconteceu as Olimpíadas de Pequim.
    Como consequência várias maniestações foram ocorrendo de vários países por onde passava a tocha, essas manifestações foram reprimidas na China e em países que tem relações com a China.

    ResponderEliminar
  18. TRABALHO DE GEOGRAFIA
    CHINA
    1ª Ao norte temos clima temperado frio,elevada produção de cereias;solos férteis, concentração da indústria pesada e ricos solos.
    Ao sul: Clima tropical úmido (monções); a grande produção de chá,cana,arroz; instalação de áreas de industrialização atualmente.

    2ª Formosa- economia capitalista;
    China- estrutura atualmente centralizade num uníco partido político e reabertura econômica recentemente.

    3ª resposta 'b'

    4ª resposta 'b'

    5ª resposta 'a'

    6ª resposta 'b'

    7ª resposta 'b'

    8ª o nível de população, que é muito alto, visto que é o país mais populoso do mundo. Também há um nível muito alto de natalidade e mortalidade infantil. É por isso que a China está demorando muito para se tornar um país desenvolvido. Mas, enquanto há vida, há esperança.

    9ª Taiwan e China - após a 2 guerra mundial, taiwan retornou ao controle da China (tinha sido controlada pelo Japão durante a guerra).Em maio de 1950, após a derrota na guerra civil (entre 1947 a 1949)das forças nacionalistas ,lideradas pelo General Chiang Kai-Shek,ante as forças comunistas, lideradas pelo Mao Tsé-Tung, os nacionalistas refugiaram-se para a ilha de Taiwan, e ali se estabeleceram e criaram um novo governo. Desde então, a China considera Taiwan como uma provincia rebelde, enquanto Taiwan mantém sua soberania (por exemplo, Taiwan elege seu próprio presidente) sem ser reconhecida como estado independente por muitos países do mundo.

    10ªZee da China: são Zonas Econômicas Especiais que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 70 junto ao litoral ociental da China.
    O grande objetivo de estar junto ao litoral ocidental da china foi pela base de formação e consolidação:

    Abertura de mercado ao capital estrangeiro, mas também com forte participação estatal.
    Proximidades das áreas portuárias e urbanas.
    Produção industrial diversificada e voltada especialmente para as exportações.
    Foram apoiadas por um conjunto de infra-estrutura que permitissem a entrada do capital financeiro.
    Mão-de-obra barata e abundante.
    Assumem o modelo econômico Híbrido: Economia Socialista de Mercado.

    11ª A abertura econômica e a relativa liberalização do regime estimularam a juventude, principalmente a estudantil, a pedir uma plena democratização. Em abril de 1989, milhares de estudantes se reuniram na praça Tiananmen (“Praça da Paz Celestial”), no centro de Beijing. Este agrupamento de jovens estimulou centenas de grupos dissidentes a contestar publicamente o monopólio do poder exercido pelo Partido Comunista. O regime socialista parecia estar vivendo seus estertores finais. Em 4 de junho, após uma longa hesitação e acalorados debates entre as lideranças reformistas e conservadoras, o governo reagiu com violência: tropas e tanques expulsaram os oposicionistas, esmagando milhares de pessoas que então ocupavam a praça agora ironicamente denominada “Paz Celestial”. A ação governamental deixava clara a orientação do PCC: reformas econômicas devem ser feitas, mas o controle político do país tem de permanecer sob absoluto controle do Partido.

    12ª Ele estabeleceu a nova política econômica chinesa, procurando desenvolver o restabelecimento parcial da propriedade privada na agricultura.
    Como consequência disso intelectuais e estudantes fizeram uma manifestação pela democratização da China, na praça da Paz Celestial, tendo como resposta a repressão do governo.

    Alisson da Silva
    1º ano "b"
    nº:05
    VLW´S

    ResponderEliminar
  19. Aluna:Tálassa Feitosa de Oliveira
    1º Ano “B” Nº:46
    . Objetivo
    01-No norte o clima é temperado frio com sua agricultura baseada na produção de cereais,é onde tem maior concentração de industrias pesadas.Já no sul o clima é tropical,sua agricultura é baseada na produção de arroz, chá, onde se concentram poucas industrias.
    O2-Hong Kong:Tem um grande poder pois é onde fica os maiores centros comerciais e industriais.
    Tigres Asiáticos:Sua base são os investimentos financeiros.
    O3-Letra ‘B’
    04-Letra ‘B’
    05-Letra ‘A’
    06-Letra ‘B’
    O7-Letra ‘B’
    08- Não é desenvolvido e sua população também não se desenvolve,por conta,do nível populacional ser muito alto, tento um elevado nível tanto de natalidade quando de mortalidade.
    09- É por conta que Taiwan se emancipou com a china a e tomado os comunistas chineses. Onde Taiwan era considerado um pais e a china não era considerada apenas uma província revoltada.
    10- É onde o governo investe na mão-de-obra, mais numerosa e mais barata do mundo onde é criada a ZEES.
    É escolhido as cidades Litorâneas por conta da energia e promove benefícios fiscais onde irá atrair investimentos externos.
    11- As causas foram os protestos dos estudantes para a abertura de uma política na China.
    12- Fez modernizações no setores da:Agricultura,industria,comercio,ciência e tecnologia.

    ResponderEliminar
  20. 01. Porção Norte: tem clima temperado frio, solos férteis, elevada produção de cereais, rico subsolo e concentração da indústria pesada.
    Porção Sul: tem clima tropical úmido (monções), grande produção de arroz, cana, chá, e atualmente instalação de áreas industriais junto às grandes cidades na faixa litorânea, como incentivos (ZPEs).

    02. Hong Kong: A economia de Hong Kong é a 30ª do mundo. Hong Kong possui a economia menos restrita do mundo e é basicamente livre de taxas. É a 10ª maior entidade de comércio e 11º maior centro bancário do mundo.

    República Popular da China: A economia chinesa é notada por alto nível de crescimento orientado à exportação. A sua transformação em economia mista, foi iniciada por Deng Xiaoping em 1978, após a falha da economia planificada em desenvolver os sistemas produtivos chineses a níveis aceitáveis.

    03. "B"

    04. "B"

    05. "A"

    06. "B"

    07. "B"

    08. O revelo por ser muito montanhoso dificulta atividades comerciais e populacionais. Há algumas planícies áridas que também causam o mesmo problema.

    09. Como Taiwan estava e está crescendo uito, a China tentou muitas vezes anexá-la de novo ao território chinês, mas o que impede é o fato de Taiwan ter o apoio dos EUA, o que significaria comflito entre China e EUA e fim dos investimentos.

    10. As Zonas Econômicas Especiais da China são zonas que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa e estabeleceram-se medidas semelhantes às adotadas nos tigres asiáticos: baixos impostos, isenção total para a importação de máquinas e equipamentos industriais e facilidades para a remessa de lucros ao exterior. O fato de se localizarem junto ao litoral é a facilidade no trasporte de seus produtos por rota marítima.

    11. Massacre da Praça da Paz Celestial consistiu em uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China. Os manifestantes (em torno de cem mil) eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas.

    12. Criação das ZEE's: abertura da economia da China para investimentos estrangeiros.
    Quatro modernizações, nos setores da agricultura, indústria e comércio, ciência e tecnologia e na área militar: transformou o crescimento da China em um dos maiores do mundo.

    Baruc Silveira
    nº 08
    1º "C"

    ResponderEliminar
  21. Priscila Jacinto, 1° ano "B"

    1- O norte tem clima temperado frio, solos férteis, elevada produção de cereais, rico subsolo e concentração de industria pesada. O sul tem clima úmido grande produção de arroz, cana, chá, entre outros.

    2- A Formosa possui economia capitalista, enquanto a China possui uma estrutura bastante centralizada em um único poder político, com uma recente abertura econômica.

    3- B) O arroz e o rigo.

    4- B) Pelas comunas populares.

    5- A) É mais populosa que a China Ocidental.

    6- B) Os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural.

    7- B) De economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais.

    8- Podemos citar vários problemas, os principais são: Alto índice na taxa de mortalidade infantil, o taxa de natalidade infantil, pois na China há um alto nível de população, atrapalhando assim no seu desenvolvimento.

    9- O conflito entre China e Taiwan pode ser entendido desta forma: A China acreditava que Taiwan era um "província rebelde", que já ameaçou várias vezes invadi-la. Isso não aconteceu, pois Taiwan tem o apoio dos EUA, e isso geraria um fim nos investimentos.

    10- Região geográfica de um país que apresenta uma legislação de direito economico e direito tributário diferente do resto do país para atrair capital, ou seja, investimentos, interno e estrangeiro e incentivar o desenvolvimento econômico da região.

    11- Gigantesca manifestação pela democratização da China, mas que sofreu brutal repressão do aparato militar sob as ordens de Deng Xiaoping.

    12- A substituição do sistema de metas pelo sistema de produtividade e procurou desenvolver o restabelecimento parcial da propriedade privada na agricultura. Tudo isso porque Deng Xiaoping queria fazer a China o país com maior crescimento econômico do planeta.

    ResponderEliminar
  22. 1-O Norte: Tem clima temparado frio,elevada produção de cereais,solos férteis concentração da industria pesada e de ricos solos.
    O Sul: Clima tropical,a grande produçao de chá,cana e arroz;instalação de ares de industrialização atualmente.

    2-Formosa: economia capitalista
    China: estrutura atuamente entraclizade num unico partido politico e reabertura de econômica recentemente.

    3-"B"
    4-"B"
    5-"A"
    6-"B"
    7-"B"

    8-Tanto pelo o seu desenvolvimento economico que vem sendo apresentado pela liderança que exerciam em varios países.

    9-A China quer se unificar-se com Taiwan,tornando Taiwan uma província mais o partido nacionalista de Taiwan não aceita.

    10-São zonas onde são escolhidas algumas cidades litoraneas onde o estado instala toda a infra-estrutura e promove beneficios fiscais para atrair investimentos externos.

    11-Com a tendencia de abertuda da Glasnost,na URSS,e pela queda do muro de berlin na Alemanha, intelectuais e estudantes realizaram uma gigantesca manifestação pela democratização da China.

    12-Procurou desenvolver o restabelecimento parcial das propriedades privadas na agricultura.


    Nome: Arthur Nobre de Alencar
    Ano:1 'A'
    Numero:5

    ResponderEliminar
  23. 1R= Norte : Clima temperado, produção de cereias, solos férteis,concentração da industrial.
    Sul: clima de Monções, grande produção de chá,cana,arroz e instalação de industrias.

    2R=
    A china é um pais onde a economia é regida pelo estado e intervindo-a e pondo restrições!
    Em Hong Kong o pais tem uma política economia capitalista e liberal, tornando mais fácil abrir investimento e fechar negócios.

    3R= b) o arroz e o trigo

    4R=b) pelas comunas populares

    5R=a) é mais populosa que a Ocidental

    6R=b) os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural

    7R=b) de economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais

    8R= Analfabetismo, falta da infro estrutura , educação e saúde precária, falta de investimento em programas sociais.

    9R=Foi quando depois da II guerra mundial, o Lider Chiang Kai-Shek transferiu-se para a Ilha de Taiwan, criando a China Nacionalista, que permaneceu capitalista sob a proteção dos EUA.

    10R=ZEEs - zonas onde o Estado instala toda a infra-estrutura e promove benefícios fiscais e localiza no litoral pra atrair investimentos externos.


    11R=Foi uma grande manifestação pela democratização da china, na praça da paz celestial, e sofreram uma brutal repressão militar, sob as ordens de Deng Xiaoping.

    12R=Procurou devolver parcialmente a propriedade privada na agricultura e abriu a economia aos investimentos capitalistas, mas manteve o controle do partido Comunista e a vida política e os meios de comunicação

    Bruno Macedo 1B N° 12

    ResponderEliminar
  24. 1R= Norte : Clima temperado, produção de cereias, solos férteis,concentração da industrial.
    Sul: clima de Monções, grande produção de chá,cana,arroz e instalação de industrias.

    2R=
    A china é um pais onde a economia é regida pelo estado e intervindo-a e pondo restrições!
    Em Hong Kong o pais tem uma política economia capitalista e liberal, tornando mais fácil abrir investimento e fechar negócios.

    3R= b) o arroz e o trigo

    4R=b) pelas comunas populares

    5R=a) é mais populosa que a Ocidental

    6R=b) os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural

    7R=b) de economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais

    8R= Analfabetismo, falta da infro estrutura , educação e saúde precária, falta de investimento em programas sociais.

    9R=Foi quando depois da II guerra mundial, o Lider Chiang Kai-Shek transferiu-se para a Ilha de Taiwan, criando a China Nacionalista, que permaneceu capitalista sob a proteção dos EUA.

    10R=ZEEs - zonas onde o Estado instala toda a infra-estrutura e promove benefícios fiscais e localiza no litoral pra atrair investimentos externos.


    11R=Foi uma grande manifestação pela democratização da china, na praça da paz celestial, e sofreram uma brutal repressão militar, sob as ordens de Deng Xiaoping.

    12R=Procurou devolver parcialmente a propriedade privada na agricultura e abriu a economia aos investimentos capitalistas, mas manteve o controle do partido Comunista e a vida política e os meios de comunicação

    Bruno Macedo 1B N° 12

    ResponderEliminar
  25. Alisson Pontes dos Santos 1º C N:13 de setembro de 2009 às 11:43

    TD CHINA

    1)No Norte, o Clima é temperado e frio, solos férteis, elevada produção(cereais), concentração de industria pesada.
    Sul de clima úmido, grande produção de chá, arroz e cana.

    2)FORMOSA: Economia Capitalista
    CHINA: Rescente abertura economica, mas estrutura num único partido político.

    3)-B) Arroz e trigo

    4)-B) Pelas comunas populares

    5)-A) É mais populosa que a Ocidental

    6)-B) Os indivíduos jovens tem uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior maior parte dos habitantes pela zona rural.

    7)-B) De economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitalistas internacionais.

    8)Graves problemas ambientais , corrupção generalizada, fosso entre riquezas e problemas e uma certa fraqueza de rendimento.

    9)Taiwan crescia e cresce muito a China tentou anexá-la novamente ao territorio Chinês, mas o que impede é o fato da Taiwan ter o apoio dos EUA, o que provocaria conflito entre China e EUA e fim dos investimentos.

    10)São economias abertas ao capital estrangeiro, são encontradas nos portos, ja que a enconomia é voltada para a exportação.

    11)Uma série de manifestações lideradas por estudantes na república popular da China que acreditavam que as reformas de Deng Xiaoping não haviam sido suficientemente profundas e que a China necessitava reformar seu sistema político.O acontecimento que iniciou os protestos foi o falecimento de Hu Yaobang.Os protestos consistiam em marchas pacíficas nas ruas de Pequim.

    12)Abertura da economia da China para investimentos estrangeiros.Quatro modernizações nos setores da agricultura, industria e comercio, ciencia e tecnologia e na area militar, transformou o crescimento da China em um dos maiores do mundo.

    Alisson Pontes dos Santos 1º "C".

    ResponderEliminar
  26. Yago Pontes
    1 ano "c"
    número 48

    1) Na china oriental temos planícies de clima úmido,é uma região de economia ativa além de ser a mais populosa da china, a parte ocidental tem mais desertos e é menos desenvolvida

    2) Hong kong é livre de regras de comércio e é quase livre das taxas já que o setor terciário se destaca, possui uma economia crescente e possui o socialismo de mercado, ou seja, empresas estrangeiras mas de controle da china

    3) letra B - arroz e trigo

    4) letra B - pelas comunas populares

    5) letra A - é mais populosa que a ocidental

    6) letra B - os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural

    7) letra B - de economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais

    8) um relevo de difícil acesso e um clima bastante seco e árido

    9) foram disputas pelo poder político chinês, e houve a separação com a transferência de chiang kai-shek para a ilha de taiwan que fundou uma china nacionalista e capitalista, a china popular de mao tsé-tung considera até hoje taiwan como uma provícia chinesa rebelde

    10) são cidades litorâneas onde o governo provê infraestrutura para a instalação de empresas estrangeiras com produção industrial voltada para exportação

    11) estudantes achavam que a china deveria reformar seu sistema político e atraíram trabalhadores que aderiraram à causa por acharem que a reforma de deng xiao ping foi muito radical

    12) a nova política econômica chinesa que ocorreu em 1984 que visava o reestabelescimento parcial da agricultura, a criação da bolsa de valores entre outros. Houve também o socialismo de mercado que abriu o mercado à investimentos capitalistas mas continuou sobre controle chinês.

    ResponderEliminar
  27. 1°) -No Norte encontramos o clima frio e temperado onde esta situada indústrias de alto nível, com planaltos áridos e com uma grande produção de cereais.
    -No Sul contém um clima tropical com inflência das monções tem um suave inverno, uma vegetação típica(florestas tropical e os bambuzais)

    2°) A pouco tempo a China seu regime visa somente em um único poder político, já e Hong Kong tem sua economia capitalista.

    3°) B

    4°) B

    5°) A

    6°) B

    7°) B

    8°) É mais populoso do mundo com um alto nível de natalidade e mortalidade infantil, possuindo um relevo montanhoso e difícil acesso seu clima predominante seco, tendo condições agrícolas desfavoráveis contem um baixo índice de IDH.

    9°) Essas desevanças ocorreram porque Taiwan estava crescendo muito, o partido nacionalista que estava no poder de Taiwan, não aceitava a reaproximação com a China, causando vários conflitos políticos entre China e Taiwan, alertando aos EUA, que estarão prontos para defender Taiwan caso a China chegue a invadir a ilha.

    10°) Tinha por objetivo promover benefícios fiscais para atrair investimentos externos, mão-de-obra barata que o governo ivestiu no no preparo técnico, com uma produção diversificada.

    11°) Foram os estudante, eles acreditavam que o mais novo poder político não tinha sido o sulficiente e a China estaria precisando de reformar seu sistema político, que provavelmente atraíria os trabalhadores urbanos, essa reforma ficou conhecida como "Socialismo de Mercado"

    12°) Ele reformou a indústria, o comércio, a ciância tecnológica, abriu o mercado aos investimentos capitalistas e criou um processo de revezamento do poder, o que permitiu a ascensão de lideres mais jovens, facultando ao retirante manter uma certa fatia do poder.

    Aluna: Hingrid Peixoto Melo de Morais
    1° ano 'A' Colégio Objetivo

    ResponderEliminar
  28. Aluna:Nathália Hevén n:39
    1-b



    1-
    Norte-tem clima temperado frio,solos férteis,elevada produção de cereais,e a maior parte é de indústria pesadas.
    Sul-clima tropical úmido,as áreas industriais estão sendo instaladas.

    2-
    Ele possui uma economia capitalista, já a China é capitalista a pouco tempo, alem do mais a estrutura política é centralizada em um único partido(Pc).

    3-Letra b:arroz e trigo.

    4-Letra b:pelas comunas populares.

    5-Letra a:é mais populosa que a ocidental.

    6-Letra b:os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição,distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural.

    7-Letra b:de economia estatal e cooperativa,com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais.

    8-Nível de população alto;
    Natalidade e mortalidade infantil;
    Pouco desenvolvimento de saúde e educação.

    9-A Reunificação entre a china e Taiwan, em 1949 no final da guerra civil, fez com que os nacionalistas derrotados se refugiassem na ilha de Taiwan, onde estabeleceram um regime capitalista.O Kuomintang (partido nacionalista), que estava no poder de Taiwan, não aceita a reaproximação com a China, causando vários conflitos políticos entre China e Taiwan, alertando aos EUA, que estarão prontos para defender Taiwan caso a China chegue a invadir a ilha.

    VOU CONTINUAR EM OUTRO COMNETÁRIO O RESTO DAS QUESTÕES.

    ResponderEliminar
  29. Aluna:Nathália Hevén n:39
    1-b

    CONTINUANDO AS QUESTÕES:

    10-
    As Zonas Econômicas Especiais da China são zonas que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa e estabeleceram-se medidas semelhantes às adotadas nos tigres asiáticos: baixos impostos, isenção total para a importação de máquinas e equipamentos industriais e facilidades para a remessa de lucros ao exterior. Além disso, as empresas que nelas se instalaram contam com a mão-de-obra mais barata do mundo, o que torna os preços dos produtos de baixo aporte tecnológico (têxtil, calçados e brinquedos) imbatíveis no mercado internacional. Com a criação dessas ZEE's a China abre sua economia para o investimento estrangeiros. O fato de se localizarem junto ao litoral é a facilidade no transporte de seus produtos por rota marítima.

    11-A causa principal foi porque os estudantes estavam descontentes com o governo de Mao Tsé-Tunge decidiram lutar pelo seus direitose com isso o governo para conter a revolta fez esse masacre na praça da Paz celestial.

    12-Fez 4 modernizaçoes nos setores de: agricultura,industria,comercio e tecnologia e na area militar.
    Oficializou diversas praticas criadas por autoridades municipais.

    ResponderEliminar
  30. 1ª * O Norte tem clima temperado frio, solos férteis, rico sub solo e concentração da indústria pesada.
    * O Sul tem clima tropical úmido(monções, grande produção, atualmente instalações de áreas industriais.

    2ª * Formosa- economia capitalista;
    * China- estrutura atualmente centralizade num uníco partido político e reabertura econômica recentemente.

    3ª Letra 'b'

    4ª Letra 'b'

    5ª Letra 'a'

    6ª Letra 'b'

    7ª Letra 'b'

    8ª O nível de população, que é muito alto, visto que é o país mais populoso do mundo. Também há um nível muito alto de natalidade e mortalidade infantil. É por isso que a China está demorando muito para se tornar um país desenvolvido. Mas, enquanto há vida, há esperança.

    9ª Taiwan e China - após a 2 guerra mundial, taiwan retornou ao controle da China (tinha sido controlada pelo Japão durante a guerra).Em maio de 1950, após a derrota na guerra civil (entre 1947 a 1949)das forças nacionalistas ,lideradas pelo General Chiang Kai-Shek,ante as forças comunistas, lideradas pelo Mao Tsé-Tung, os nacionalistas refugiaram-se para a ilha de Taiwan, e ali se estabeleceram e criaram um novo governo. Desde então, a China considera Taiwan como uma provincia rebelde, enquanto Taiwan mantém sua soberania (por exemplo, Taiwan elege seu próprio presidente) sem ser reconhecida como estado independente por muitos países do mundo.

    10ª Zee da China: são Zonas Econômicas Especiais que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 70 junto ao litoral ociental da China.
    O grande objetivo de estar junto ao litoral ocidental da china foi pela base de formação e consolidação:

    * Abertura de mercado ao capital estrangeiro, mas também com forte participação estatal.
    * Proximidades das áreas portuárias e urbanas.
    * Produção industrial diversificada e voltada especialmente para as exportações.
    * Foram apoiadas por um conjunto de infra-estrutura que permitissem a entrada do capital financeiro.
    * Mão-de-obra barata e abundante.
    * Assumem o modelo econômico Híbrido: Economia Socialista de Mercado.

    11ª A abertura econômica e a relativa liberalização do regime estimularam a juventude, principalmente a estudantil, a pedir uma plena democratização. Em abril de 1989, milhares de estudantes se reuniram na praça Tiananmen (“Praça da Paz Celestial”), no centro de Beijing. Este agrupamento de jovens estimulou centenas de grupos dissidentes a contestar publicamente o monopólio do poder exercido pelo Partido Comunista. O regime socialista parecia estar vivendo seus estertores finais. Em 4 de junho, após uma longa hesitação e acalorados debates entre as lideranças reformistas e conservadoras, o governo reagiu com violência: tropas e tanques expulsaram os oposicionistas, esmagando milhares de pessoas que então ocupavam a praça agora ironicamente denominada “Paz Celestial”. A ação governamental deixava clara a orientação do PCC: reformas econômicas devem ser feitas, mas o controle político do país tem de permanecer sob absoluto controle do Partido.

    12ª * Não aderir ao socialismo, e não de reforma e abertura, e não para desenvolver a economia, não melhoram a vida das pessoas, e só pode ser um deadend. Deve ser uma linha básica cem anos, não deverá ser abalada.


    Nome: Nicolau Soares
    Nº:35
    1º'A'

    ResponderEliminar
  31. 1ª • Ao norte temos: Clima temperado frio;elevada produção de cereias;solos férteis;concentração da indústria pesada e ricos solos.
    • Ao sul: Clima tropical úmido (monções); a grande produção de chá,cana,arroz; instalação de áreas de industrialização atualmente.

    2ª • Formosa- economia capitalista;
    • China- estrutura atualmente centralizade num uníco partido político e reabertura econômica recentemente.

    3ª Letra 'b'

    4ª Letra 'b'

    5ª Letra 'a'

    6ª Letra 'b'

    7ª Letra 'b'

    8ª o nível de população, que é muito alto, visto que é o país mais populoso do mundo. Também há um nível muito alto de natalidade e mortalidade infantil. É por isso que a China está demorando muito para se tornar um país desenvolvido. Mas, enquanto há vida, há esperança.

    9ª Taiwan e China - após a 2 guerra mundial, taiwan retornou ao controle da China (tinha sido controlada pelo Japão durante a guerra).Em maio de 1950, após a derrota na guerra civil (entre 1947 a 1949)das forças nacionalistas ,lideradas pelo General Chiang Kai-Shek,ante as forças comunistas, lideradas pelo Mao Tsé-Tung, os nacionalistas refugiaram-se para a ilha de Taiwan, e ali se estabeleceram e criaram um novo governo. Desde então, a China considera Taiwan como uma provincia rebelde, enquanto Taiwan mantém sua soberania (por exemplo, Taiwan elege seu próprio presidente) sem ser reconhecida como estado independente por muitos países do mundo.

    10ªZee da China: são Zonas Econômicas Especiais que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 70 junto ao litoral ociental da China.
    O grande objetivo de estar junto ao litoral ocidental da china foi pela base de formação e consolidação:

    •Abertura de mercado ao capital estrangeiro, mas também com forte participação estatal.
    •Proximidades das áreas portuárias e urbanas.
    •Produção industrial diversificada e voltada especialmente para as exportações.
    •Foram apoiadas por um conjunto de infra-estrutura que permitissem a entrada do capital financeiro.
    •Mão-de-obra barata e abundante.
    •Assumem o modelo econômico Híbrido: Economia Socialista de Mercado.

    11ª A abertura econômica e a relativa liberalização do regime estimularam a juventude, principalmente a estudantil, a pedir uma plena democratização. Em abril de 1989, milhares de estudantes se reuniram na praça Tiananmen (“Praça da Paz Celestial”), no centro de Beijing. Este agrupamento de jovens estimulou centenas de grupos dissidentes a contestar publicamente o monopólio do poder exercido pelo Partido Comunista. O regime socialista parecia estar vivendo seus estertores finais. Em 4 de junho, após uma longa hesitação e acalorados debates entre as lideranças reformistas e conservadoras, o governo reagiu com violência: tropas e tanques expulsaram os oposicionistas, esmagando milhares de pessoas que então ocupavam a praça agora ironicamente denominada “Paz Celestial”. A ação governamental deixava clara a orientação do PCC: reformas econômicas devem ser feitas, mas o controle político do país tem de permanecer sob absoluto controle do Partido.

    12ª • Não aderir ao socialismo, e não de reforma e abertura, e não para desenvolver a economia, não melhoram a vida das pessoas, e só pode ser um deadend. Deve ser uma linha básica cem anos, não deverá ser abalada.

    NOME:Luiz Alexandre
    SÉRIE:1º ano ´´A``

    ResponderEliminar