segunda-feira, 1 de março de 2010

QUESTÕES FUSOS HORÁRIOS.

01.  Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:


                                                              
02.  Na copa da Alemanha o jogo Brasil x França foi iniciado em Frankfurt às 21h do dia 1º de julho de 2006. Sabendo-se que a cidade de Brasília fica a 60º W de Frankfurt, e que entre junho e agosto a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que o jogo começou a ser transmitido em tempo real, no Ceará, às:







      
3.  Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Qual a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

 


4 - Se, numa cidade localizada a 2°30. Oeste de Greenwich, os relógios marcam 18 horas, em São Paulo os relógios estarão marcando, desconsiderando-se a possibilidade de horário de verão.






5.  Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha-PE), com destino à cidade de Manaus-AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1° fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3° fuso horário do Brasil e o tempo de vôo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas.

Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário da chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios.


 11h / Manaus------------(-2)----------------13h A/ Fern Noro (sai o avião A)
   8h       duração do vôo
19h chegada de A   -------- (+2)------- avião B sai 21h

3 comentários:

  1. Nome: Carla Cavalcante Batista
    Nome : Carlene Cavalacante Batista
    Serie: 3° "B"

    - Questões do Capitalismo

    1°) a) aumentou, motivada pela propaganda.

    2°)e) Visa ao lucro e a propriedade é privada, pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas.

    3°) e) Sistema político presente em todos os países do mundo.

    4°) b) Cuba

    5°)CAPITALISMO COMERCIAL

    Baseada nas trocas comerciais, cada vez mais internacionalizada, e na colonização das Américas, Africa e Asia

    .
    CAPITALISMO INDUSTRIAL

    Enorme capacidade de transformação da natureza, por meio da utilização cada vez mais de maquinas movidas a vapor, gerando uma grande produção onde a multiplicação dos lucros era cada vez maior. Foi Karl Marx ( Pensava Alemão ) do século passado quem desvendou o mecanismo da exploração do capitalismo, que é essencial do lucro chamado de MAIS - VALIA.


    CAPITALISMO FINANCEIRO

    Umas das consequências mais importantes do crescimento acelerado da economia Capitalista foi brutal processo de centralização dos capitais. Várias empresas surgiram e cresceram rapidamente: Industrias, Bancos, Corretoras de Valores, Casas Comerciais e etc... A acirrada concorrência avoreceu as grandes empresas, levando a fusões e incorporações que resultaram a parti dos fins do século XIX, na monopolização de muitos setores da economia.


    6°) A história da colonização da África encontra-se documentada desde que os fenícios começaram a estabelecer colónias na costa africana do Mediterrâneo, por volta do século X a.C.. Seguiram-se os gregos a partir do século VIII a.C., os romanos no século II a.C., os vândalos, que tomaram algumas colónias romanas já no século V da nossa era, seguidos pelo império bizantino, no século seguinte, os árabes, no século VII e, finalmente, os estados modernos da Europa, a partir do século XIV.


    7°)
    os tipos de Oligopólios

    Cartel
    Truste
    Holding
    Conglomerado (economia)


    Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação[1] ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.


    Truste é o resultado típico do capitalismo que forma um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.


    8°) Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação[1]. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo

    9°)

    ResponderEliminar
  2. 6-Assim, como a américa do sul e a central e a asía,á afríca foi colonizada pelos europeus,fato comum entre os citados é que todos foram colônias de exploração.Então foi a partir disso que ocorreu a divisão do continente para a exploração na conferência de Berlim,Alemanha em 1885.dentre outras.
    7-Ologopólio com tácita coalizão:Neste padrão de concorrências,as empresas rivais seguiram os cortes de preço de um oligopólista,mas não de seus aumentos.o prço permanece estável em longos períodos.
    Ologopólio mediante coalizão absoluta:Neste estilo as formas pertencentes á indústria concebem acordo pode maximizar os lucros da indústria.Determinaram assim o preço e a produção de setor,equalizando-se a receita marginal ao custo margina.
    8-O socialismo já foi assunto de guerra, porem não uma guerra de batalha,mais uma guerra fria.que se prolongou por muitos anos.Então,a ideia socialista surgiu por karl marx,que desejava igualdade para todos.

    Nome:Janaina da silva Lima
    Nome:Ana Valéria
    Serie:3"B"

    ResponderEliminar
  3. Cadê o gabarito que tu disse que ia colocar para conferir as respostas?

    ResponderEliminar