terça-feira, 14 de setembro de 2010

PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS.

1. Destruição dos habitats: é a causa principal da crescente perda de bio diversidade no mun do. Plantas e animais morrem em consequência da destruição dos seus locais de origem.


2. Desertificação: cálculos alarmantes indicam que cerca de 1/3 das terras cultiváveis do mundo acabará se de ser tificando.


3. Efeito estufa: provocado pela poluição, é acusado de ser o responsável pelo aumento da temperatura e
pelo degelamento das zonas polares, ameaçan do a vida de várias espécies.


4. Expansão da fronteira agrícola: enormes extensões de florestas tropicais são dizimadas a cada ano, geralmente por meio de queima das, em nome de mono culturas.


5. Exploração de madeira: as motos serras que roncam nas florestas tropicais, da Amazônia às ricas áreas vegetais da Malásia, devem seu vigor aos lucros obti dos com a ex tração ilegal de madeira.


6. Expansão de pastagens: pastagens mui tas vezes escondem a razão real da sua criação: a am pliação delatifún dios. São perdi dos 15 milhões de hectares de florestas tropicais a cada ano por causa delas.


7. Sobrepesca marinha: a pesca de arrastão, o envenenamento por resí duos tóxicos e a pesca com explo sivos estão entre as maiores ameaças à biodiver sidade marinha.


8. Poluição: a chuva ácida, o envenenamento dos rios e do ar das cidades, entre outros efeitos, provocam a
morte de peixes, pássaros, pequenos mamíferos e até de seres humanos.


9. Caça: sob a mira dos caçadores, milhares de jacarés foram mortos. Várias espécies se extinguiram ou estão ameaçadas por causa da caça.


10. Urbanização e crescimento: também são causadores diretos da destruição dos habitats. Cerca de 92,7% da Mata Atlântica foi destruída em nome da urbanização.

Sem comentários:

Enviar um comentário