sexta-feira, 5 de março de 2010

CONTEUDOS DA OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Nível 2. 
Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu.  

Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes).   Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA).  

Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”, Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica, Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos e de água, Dicas de Conservação de Energia e Água, Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.


•Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. 
Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais.  

Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos), Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. 

• Nível 4. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 3: Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, freqüência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu.  
Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 3: A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.  

Energia: Educação Ambiental, Sustentabilidade (social, ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência), Cuidados com a Energia, Cálculo do Consumo Residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

www.oba.org.br/

segunda-feira, 1 de março de 2010

QUESTÕES FUSOS HORÁRIOS.

01.  Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:


                                                              
02.  Na copa da Alemanha o jogo Brasil x França foi iniciado em Frankfurt às 21h do dia 1º de julho de 2006. Sabendo-se que a cidade de Brasília fica a 60º W de Frankfurt, e que entre junho e agosto a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que o jogo começou a ser transmitido em tempo real, no Ceará, às:







      
3.  Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Qual a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

 


4 - Se, numa cidade localizada a 2°30. Oeste de Greenwich, os relógios marcam 18 horas, em São Paulo os relógios estarão marcando, desconsiderando-se a possibilidade de horário de verão.






5.  Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha-PE), com destino à cidade de Manaus-AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1° fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3° fuso horário do Brasil e o tempo de vôo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas.

Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário da chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios.


 11h / Manaus------------(-2)----------------13h A/ Fern Noro (sai o avião A)
   8h       duração do vôo
19h chegada de A   -------- (+2)------- avião B sai 21h

QUESTÕES DE CAPITALISMO

1 -“No século XIX, a maioria das pessoas toma-va cerveja local, pois não tinha opção. (...) Se agora uma pessoa bebe cerveja local, é por opção”.                  David Harvey, 2005
Com base no trecho acima, pode-se afirmar que a oferta de cerveja
a) aumentou, motivada pela propaganda.
b) diminuiu, devido ao aumento de preços.
c) aumentou, devido à mundialização da economia.
d) diminuiu, por causa do controle da OMS.
e) aumentou, depois da criação da OMC.


2 -Sobre o sistema capitalista, analise as questões abaixo, destacando a alternativa correta:
a) A propriedade pertence ao Estado.
b) Só existe um partido- monopartidarismo.
c) Só existe uma classe social, onde todos ganham em média os mesmos salários.
d) Fechado para a participação política, ou seja, ninguém possui o direito a votar.
e) Visa ao lucro e a propriedade é privada, pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas.


3- Sobre o socialismo, destaque a opção correta:
a) Visa à acumulação de dinheiro, ao lucro.
b) Possui forte mobilidade social, ou seja, o pobre possui a chance de se tornar rico e o rico de se tornar pobre.
c) Existem vários partidos políticos.
d) Política fechada baseada no monopartidarismo.
e) Sistema político presente em todos os países do mundo.

4-  Qual dos países abaixo ainda é considerado um país socialista?
a) União Soviética.
b) Cuba.
c) Rússia.
d) Estados Unidos.
e) Japão.


5-  Destaque três características das fases dos sistemas capitalistas solicitados abaixo:
Capitalismo Comercial:
Capitalismo Industrial:
Capitalismo Financeiro:

6 - Explique como se deu o processo de colonização do continente Africano. 


7 - Quais os tipos de Oligopólios existentes no capitalismo? Defina no minimo dois deles claramente.

8-  Explique como surgiu o sistema socialista.

9-  Faça uma análise das causas que determinaram  que o sistema socialista não fosse amplamente produtivo.



OBS: Deixe sua resposta.