quarta-feira, 11 de novembro de 2009

QUESTÕES: OCEANIA E ANTARTIDA

1.Defina o que é Oceania.

2.
Caracterize o Oceano Pacífico.

3. Escreva cinco
características da Austrália.

4. Quais os dois impactos ambientais causados pelo colonizador inglês ao chegar à Austrália?


5. Quem foi James
Cook?

6. Escreva cinco
características da Nova Zelândia.

7. Diferencie Polinésia,
Micronésia, Melanésia e Indonésia.

8. Síntese: "A
importancia da
Exploração da Antártica e a Estação Comandante Ferraz" (no mininimo 20 linhas)

.

32 comentários:

  1. 1°- Oceanus, deus dos rios.É uma região geográfica e geopolítica composta por várias ilhas do Oceano Pacífico.
    2°-Com várias ilhas, possessões européias e norte-americanas, está acima da linha do Equador, ao lado direito da linha Internacional da data, etc.
    3°-Principal país da Oceania, grande em extensão territorial, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, baixa densidade demográfica, crescimento populacional muito lento.
    4°-
    5°-Foi um explorador, navegador,cartógrafo ingles e alcançou a posição de Capitão n Marinha Real Britânica.Primeiro circunavegação resgistrada na Nova Zelândia.
    6°- É formada por 2 grandes ilhas, apresenta relevo montanhoso, na agricultura destaca-se a produção de trigo, na pecuária a criação de bovinos, é membro da Commonwealth e da APEC.
    7°-Micronésia é o nome dado a região do Oceano Pacífico ocidental localizado entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudeste, a Melanésia ao sul, e a Polinésia a sueste e leste.
    8°-Em síntese,a Baía do Almirantado é uma região de incontestável importancia ambiental, história, científica e estética, cuja ocupação nos últimos anos tem sido ampliada, justificando a necessidade do estabelecimento de um plano de monitoramento ambiental que resulte em ações efetivas de gerenciamento no auxílio de preservação de suas características.

    ResponderEliminar
  2. 1.nome usado para vários grupos de ilhas no Oceano Pacífico
    2.maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul
    3.um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mund, a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos
    5.James Cook foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o oceano pacifico
    6.Nova Zelândia é um país de clima temperado no sudoeste do Oceano Pacífico compreendendo duas principais ilhas , e numerosas ilhas menores, mais notavelmente a Ilha Stewart e as Ilhas Chatham
    7.

    ResponderEliminar
  3. 1.Continente ao leste da Ásia, composto por várias ilhas, cujo maior país é a Austrália.
    2.O Oceano Pacífico é a maior e mais antiga massa marítima do mundo. Para se ter uma idéia, se somarmos toda a área das regiões emersas do planeta, que equivale a cerca de 165 milhões de km², mesmo assim, esse número é inferior à área total do oceano, que é de cerca de 180 milhões de km².
    3.território deste país ocupa uma área de 7. 741.220 km2, pouco menor que o brasileiro. Hoje, vive na Austrália cerca de 20 milhões de habitantes,Além de apresentar uma expectativa de vida de mais de 81 anos. A mortalidade infantil também reflete a boa qualidade de vida no país, pois nesse quesito, o índice atual é de cerca de 4,57 mortes a cada mil nascimentos. E por último, o índice de alfabetização, que é muito elevado, mais de 99%. Dos mais de 20 milhões de habitantes australianos, cerca de 95% tem origem européia, com predominância britânica, porém, existem ainda as minorias nacionais, como as de origem aborígine. A maior parte da população do país se concentra no sudeste do território.
    4.Há cerca de 40 mil anos, a colonização da Austrália pelos seus habitantes aborígenes,e pelos europeus a partir de 1788, provocou um forte impacto na sua fauna. A caça, a introdução de espécies não nativas e a consequente destruição de habitats conduziram a um grande número de extinções. Por exemplo, extinguiram-se espécies como o bandicoot-pés-de-porco, o periquito-do-paraíso e a Potorous platyops (uma espécie de rato-canguru).
    5.O capitão James Cook FRS RN (Marton, 27 de Outubro de 1728 — Havaí, 14 de Fevereiro de 1779) foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como o primeiro circunavegação registrada da Nova Zelândia[1].
    6.A Nova Zelândia (em Inglês New Zealand, em maori Aotearoa) é um país de clima temperado no sudoeste do Oceano Pacífico compreendendo duas principais ilhas (comumente chamadas de Ilha Norte e Ilha Sul) , e numerosas ilhas menores, mais notavelmente a Ilha Stewart e as Ilhas Chatham. Os indígenas Māori chamam a Nova Zelândia de Aotearoa, comumente traduzido como A terra da longa nuvem branca. O Reino da Nova Zelândia também inclui as Ilhas Cook e Niue (auto-governo, mas em associação livre); Tokelau e a Ross Dependency (reivindicação territorial na Antártica por parta da Nova Zelândia ). A sua capital é a cidade de Wellington.

    7.São agrupamentos de ilhas no Oceano Pacífico. Melanésia é uma região do oeste do Oceano Pacífico a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji. Micronésia é o nome de uma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sueste e leste. É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios. A Polinésia é um conjunto de ilhas que ficam no oceano Pacífico. São elas: Ilhas Cook, Ilha da Páscoa, Pitcairn, Samoa, Taiti, Tuvalu e Havaí.

    Eula Glycia Nunes Palácio Nº: 13
    1º ano "A"
    Objetivo

    ResponderEliminar
  4. Colégio Objetivo
    Nome: Cícera Érika Andrade Maciel
    Nº: 10
    Série: 1º Ano C

    [PARTE I]
    1- Oceania origina-se de Oceanus, deus dos rios. Constitui-se de vários grupos de ilhas no Oceano Pacífico. Existe uma grande quantidade de progressões européias e norte-americanas. Tem 33,2 milhões de habitantes(2006), destacando-se a Austrália com 20,5 milhões e Nova Zelândia com 4 milhões como os países mais populosos.

    2- O Oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Tem 180 milhões de km², 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3000m. Éo oceano com maior profundidade média(-4282m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas.

    3- A Austrália é o principal país da Oceania, tem grande extensão territorial, estende-se de 10º a 40º de latitude sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, tem como destaques econômicos o carvão, o ouro, o alumínio, a carne e o maquinário.

    4- Terra desabitada e totalmente sem importância.

    5- James Cook foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contato europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como o primeiro circunavegação registrada na Nova Zelândia.

    6- A Nova Zelânida é formada por duas grandes ilhas - Norte e Sul- separadas pelo estreito de Cook. Apresenta um relevo montanhoso, ao centro, com intensa atividade vulcânica e instabilidade sísmica, é coberto por florestas, destaca-se pela produção de trigo, cevada, batata nas planícies da ilha do Sul, e pela criação de ovinos para a produção de lã e carne.O setor industrial destaca-se pelos produtos eletrônicos, têxteis, alimentícios, situados principalmente da ilha do Norte.

    7- Polinésia: são ilhas situadas na porção mais meridional da zona tropical do Pacífico, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, como os aruipélagos de Samoa, Havaí, Kiribati, Marquesas, Cook e outros. São habitadas por povos com características asiáticas, que vivem de caça, pesca e criação de gado.
    Micronésia: são pequenas ilhas situadas a sudeste do Japão, entre a linha do Equador e o Trópico de Câncer, destacando-se as ilhas Marianas, Carolinas, Marshall e outras. Muitas dessas ilhas pertencem aos EUA e são utilizadas como bases navais e aéreas.
    Melanésia: são ilhas que se encontram mais próximas da Austrália, dentre as quais se destacam a Nova Guiné, Ilhas Salomão, Nova Caledônia(dependência francesa) e Fiji. Em muitas ilhas da Melanésia, os habitantes ainda são coletores de produtos naturais; vivem do produto da caça e da criação de porcos selvagens, demonstrando,portanto, um estágio de vida ainda primitivo.
    Indonésia: é um grande país localizado entre o sudeste asiático a e Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné. Tem fronteiras terrestres com a Malásia, em Bornéu, com Timor-Leste, e com Papua-Nova Guiné; e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação transcontinental. Sua capital é Jacarta.

    ResponderEliminar
  5. colégio objetivo gustavo leite nº:15 1º"c"

    1-é um continente situado no hemisfério sul da Terra. Seu nome provém de Oceano, deus da mitologia grega cuja filha, Ásia, acabou por batizar o continente asiático. 2-O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
    3-*A Austrália é uma ilha-continente com 7.682.300 quilômetros quadrados
    *constitui o sexto maior país do mundo
    *Atualmente, 85% da população vive no litoral, ocupando os 36.735 quilômetros da costa do país
    * Sydney é a capital, com uma população de quase 4 milhões de habitantes
    *Apesar de uma gigantesca área árida e semi-desertíca, no centro do país, a Austrália tem imensas florestas tropicais e planícies praticamente desabitadas ao norte
    4-*extinçao de espécies
    *poluição
    5- foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica
    6-*é um país de clima temperado no sudoeste do Oceano Pacífico
    *A Nova Zelândia é notável por seu isolamento geográfico
    *A população da Nova Zelândia é principalmente de ascendência européia
    *Os Maoris, de origem Polinésia, ocuparam o arquipélago desde o século XIV
    *Após a derrota japonesa (1945), a Nova Zelândia pretende ser um parceiro integral na Ásia do Sudeste e do Pacífico
    7-*Melanésia (do grego "ilhas dos negros") é uma região da Oceania, no extremo oeste do Oceano Pacífico e a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji.
    *Micronésia (do grego μικρόν = pequeno e νησί = ilha) é o nome de uma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sueste e leste.
    *A República da Indonésia é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné.

    8-O tratado evolui com o tempo, levando em conta os princípios de paz, preservação ambiental e coleta de informações científicas. Em 1991, houve um aprimoramento das diretrizes, quando os países assinaram o Protocolo ao Tratado da Antártida para Proteção ao Meio Ambiente, também conhecido como Protocolo de Madri. Ele transformou a Antártida em uma área de preservação científica, estabeleceu a liberdade de investigação científica, a proteção ambiental e baniu exercícios militares no continente, proibindo o uso de armas na região. O documento tornou a região uma reserva natural, dedicada à paz e à ciência. A principal decisão do acordo é proibir por 50 anos (até 2047) a exploração econômica dos recursos minerais.A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da península Antártica, na baía do Almirantado.
    Começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártica, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Teffé. Actualmente abriga cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis.

    ResponderEliminar
  6. 1- Oceania é uma região geográfica e geopolítica, composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico (Polinésia,Melanésia e Micronésia). O termo "Oceania" foi cunhado em 1831 pelo explorador francês Dumont d'Urville. O termo é usado hoje em vários idiomas para designar um continente que compreende a Austrália e ilhas do Pacífico adjacentes.
    2-O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -10,912 m).
    3- * É o principal pais da Oceania.
    * Pais altamente urbanizado.
    * A Austrália não possui uma grande rede hidrográfica, devido aos baixos índices pluviométricos.
    * A agricultura é diversificada, com produção de cana, fruticultura, alem da criação de ovinos e bovinos.
    * A Austrália apresenta uma grande variedade de recursos minerais, como carvão, grande reserva e exportação e indústrias automobilísticas.
    4- Destruição da paisagem, muitas vezes explorada de maneira excessiva, como também causa a destruição de florestas e a extinção da fauna.
    ANDREZZA MARIA N° 09
    1 B

    ResponderEliminar
  7. (CONTINUAÇAO)
    /5- O capitão James Cook foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia.
    6- * Formada por duas grandes ilhas: Norte e Sul separados pelo estreito de Cook.
    * A população da Nova Zelândia é principalmente de ascendência européia, os indígenas Māori, são a maior minoria. Asiáticos e Polinésios não Māori também são importantes os grupos minoritários, especialmente nas zonas urbanas.
    * A língua mais correntemente falada é Inglês.
    * A Nova Zelândia é uma democracia parlamentar independente.
    * A Nova Zelândia é um país moderno e industrializado.
    7- Polinésia= São ilhas situadas na porção mais meridional da z0na tropical do pacifico.
    Micronésia= É pequenas ilhas situadas a sudeste do Japão, entre a linha do Equador e o Tropico de Câncer.
    Melanésia= São ilhas que se encontram mais próximas da Austrália, dentre as quais se destacam Nova Guiné.
    Indonésia = é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo.
    8-
    O interesse pela Antártica foi imediato devido à numerosa presença de focas, leões marinhos e baleias, que na época eram caçados tanto pela carne como por seu couro e óleo. No início do século XIX muitas cidades tinham a iluminação das ruas feitas com lamparinas de óleo de baleia, já que o uso do gás de petróleo no “lampião de gás” ainda não estava implantado. Em geral, dez anos era o prazo para o extermínio quase total das focas nas ilhas onde eram descobertas. Para dar uma idéia da dimensão da carnificina, em muitas colônias, 60 mil animais eram abatidos por ano. Tão grande era a concentração dos animais indefesos em terra, que para economizar munição de armas-de-fogo no abate, os caçadores usavam simples porretes nas matanças enquanto caminhavam nas colônias de focas e elefantes marinhos. Até meados da década de 1960 as baleias eram dizimadas pela pesca descontrolada, e a população de algumas espécies chegou a ser reduzida em 95% quando cerca de 70 mil baleias eram abatidas por ano pelos navios de captura e processamento nos mares antárticos. Nos debates recentes apenas o Japão tem resistido o banimento total de sua pesca. Pesquisadores brasileiros há anos participam de iniciativa internacional de identificação visual e genética de baleias na Antártica para estudar sua dinâmica e migração.

    ANDREZZA MARIA N°09
    1 B

    ResponderEliminar
  8. 5- O capitão James Cook foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia.
    6- * Formada por duas grandes ilhas: Norte e Sul separados pelo estreito de Cook.
    * A população da Nova Zelândia é principalmente de ascendência européia, os indígenas Māori, são a maior minoria. Asiáticos e Polinésios não Māori também são importantes os grupos minoritários, especialmente nas zonas urbanas.
    * A língua mais correntemente falada é Inglês.
    * A Nova Zelândia é uma democracia parlamentar independente.
    * A Nova Zelândia é um país moderno e industrializado.
    7- Polinésia= São ilhas situadas na porção mais meridional da z0na tropical do pacifico.
    Micronésia= É pequenas ilhas situadas a sudeste do Japão, entre a linha do Equador e o Tropico de Câncer.
    Melanésia= São ilhas que se encontram mais próximas da Austrália, dentre as quais se destacam Nova Guiné.
    Indonésia = é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo.
    8-
    O interesse pela Antártica foi imediato devido à numerosa presença de focas, leões marinhos e baleias, que na época eram caçados tanto pela carne como por seu couro e óleo. No início do século XIX muitas cidades tinham a iluminação das ruas feitas com lamparinas de óleo de baleia, já que o uso do gás de petróleo no “lampião de gás” ainda não estava implantado. Em geral, dez anos era o prazo para o extermínio quase total das focas nas ilhas onde eram descobertas. Para dar uma idéia da dimensão da carnificina, em muitas colônias, 60 mil animais eram abatidos por ano. Tão grande era a concentração dos animais indefesos em terra, que para economizar munição de armas-de-fogo no abate, os caçadores usavam simples porretes nas matanças enquanto caminhavam nas colônias de focas e elefantes marinhos. Até meados da década de 1960 as baleias eram dizimadas pela pesca descontrolada, e a população de algumas espécies chegou a ser reduzida em 95% quando cerca de 70 mil baleias eram abatidas por ano pelos navios de captura e processamento nos mares antárticos. Nos debates recentes apenas o Japão tem resistido o banimento total de sua pesca. Pesquisadores brasileiros há anos participam de iniciativa internacional de identificação visual e genética de baleias na Antártica para estudar sua dinâmica e migração.


    LAISE RIBEIRO N°29
    1 B

    ResponderEliminar
  9. 1- Oceania é uma região geográfica e geopolítica, composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico (Polinésia,Melanésia e Micronésia). O termo "Oceania" foi cunhado em 1831 pelo explorador francês Dumont d'Urville. O termo é usado hoje em vários idiomas para designar um continente que compreende a Austrália e ilhas do Pacífico adjacentes.
    2-O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -10,912 m).
    3- * É o principal pais da Oceania.
    * Pais altamente urbanizado.
    * A Austrália não possui uma grande rede hidrográfica, devido aos baixos índices pluviométricos.
    * A agricultura é diversificada, com produção de cana, fruticultura, alem da criação de ovinos e bovinos.
    * A Austrália apresenta uma grande variedade de recursos minerais, como carvão, grande reserva e exportação e indústrias automobilísticas.
    4- Destruição da paisagem, muitas vezes explorada de maneira excessiva, como também causa a destruição de florestas e a extinção da fauna.

    LAISE RIBEIRO N°29
    1 B

    ResponderEliminar
  10. 5- O capitão James Cook foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia.
    6- * Formada por duas grandes ilhas: Norte e Sul separados pelo estreito de Cook.
    * A população da Nova Zelândia é principalmente de ascendência européia, os indígenas Māori, são a maior minoria. Asiáticos e Polinésios não Māori também são importantes os grupos minoritários, especialmente nas zonas urbanas.
    * A língua mais correntemente falada é Inglês.
    * A Nova Zelândia é uma democracia parlamentar independente.
    * A Nova Zelândia é um país moderno e industrializado.
    7- Polinésia= São ilhas situadas na porção mais meridional da z0na tropical do pacifico.
    Micronésia= É pequenas ilhas situadas a sudeste do Japão, entre a linha do Equador e o Tropico de Câncer.
    Melanésia= São ilhas que se encontram mais próximas da Austrália, dentre as quais se destacam Nova Guiné.
    Indonésia = é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo.
    8-
    O interesse pela Antártica foi imediato devido à numerosa presença de focas, leões marinhos e baleias, que na época eram caçados tanto pela carne como por seu couro e óleo. No início do século XIX muitas cidades tinham a iluminação das ruas feitas com lamparinas de óleo de baleia, já que o uso do gás de petróleo no “lampião de gás” ainda não estava implantado. Em geral, dez anos era o prazo para o extermínio quase total das focas nas ilhas onde eram descobertas. Para dar uma idéia da dimensão da carnificina, em muitas colônias, 60 mil animais eram abatidos por ano. Tão grande era a concentração dos animais indefesos em terra, que para economizar munição de armas-de-fogo no abate, os caçadores usavam simples porretes nas matanças enquanto caminhavam nas colônias de focas e elefantes marinhos. Até meados da década de 1960 as baleias eram dizimadas pela pesca descontrolada, e a população de algumas espécies chegou a ser reduzida em 95% quando cerca de 70 mil baleias eram abatidas por ano pelos navios de captura e processamento nos mares antárticos. Nos debates recentes apenas o Japão tem resistido o banimento total de sua pesca. Pesquisadores brasileiros há anos participam de iniciativa internacional de identificação visual e genética de baleias na Antártica para estudar sua dinâmica e migração.


    MARLEY MACEDO N°36
    1 B

    ResponderEliminar
  11. 1- Oceania é uma região geográfica e geopolítica, composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico (Polinésia,Melanésia e Micronésia). O termo "Oceania" foi cunhado em 1831 pelo explorador francês Dumont d'Urville. O termo é usado hoje em vários idiomas para designar um continente que compreende a Austrália e ilhas do Pacífico adjacentes.
    2-O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -10,912 m).
    3- * É o principal pais da Oceania.
    * Pais altamente urbanizado.
    * A Austrália não possui uma grande rede hidrográfica, devido aos baixos índices pluviométricos.
    * A agricultura é diversificada, com produção de cana, fruticultura, alem da criação de ovinos e bovinos.
    * A Austrália apresenta uma grande variedade de recursos minerais, como carvão, grande reserva e exportação e indústrias automobilísticas.
    4- Destruição da paisagem, muitas vezes explorada de maneira excessiva, como também causa a destruição de florestas e a extinção da fauna.

    MARLEY MACEDO N°36
    1 B

    ResponderEliminar
  12. 01- Oceania (português brasileiro) ou Oceânia (português europeu) é uma região geográfica e geopolítica, composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico (Polinésia, Melanésia e Micronésia). O termo "Oceania" foi cunhado em 1831 pelo explorador francês.
    Rhyan Nogueira Alves N43 1B

    ResponderEliminar
  13. 02- O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.

    03- 1)É o pricipal país da Oceania;
    2) É o país de grade extenção territorial; 3)70% da Austrália é deserto, e 5% é formado por florestas de eucalipto (habitát dos bunitinhux coalas), e o resto é formado por florestas devastadas;
    4)maior pais exportador de carne de canguru do mundo;
    5) ocorre a povoação de micropaíses
    Rhyan Nogueira Alves

    ResponderEliminar
  14. 04- 1)A colonização implicou a desapropriação forçada dos povos indígenas, destruindo as práticas tradicionais de gerenciamento de terras e introduziu novas plantas e animais nos ecossistemas, que se mostraram frágeis.
    2) A população diminuiu dramaticamente durante o século XIX e início do século XX devido ao impacto de novas doenças e o rompimento e a desintegração cultural.

    05- Nasceu na vila de Marton em Yorkshire, O capitão James Cook foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês ,Em 1768, no navio HMS Endeavour, foi o comandante escolhido para levar os membros da Royal Society ao Taiti,Em 1772, Cook parte para nova circunavegação ao comando das naus Resolution e Adventure. Durante esta viagem chega à mais baixa latitude ao sul alcançada até então (70°10''S), cruza em 1776, com os navios Resolution e Discovery, parte para o que seria a sua última missão e descobre o arquipélago do Havaí, que chama de Sandwich.
    Rhyan Nogueira Alves

    ResponderEliminar
  15. 06- 1) O clima é ameno, com temperaturas raramente inferiores a 0 °C ou superiores a 30 °C;
    2)É formado por duas grande ilhas Norte e Sul;
    3)Apresenta um reevo montanhoso;
    4)É coberto por florestas;
    5)Destaca-se pela produção de trigo, cevada, batata,nas planicies da ilha do sul, e pela criação de ovinos para a produção de lã e carne.

    07- A diferença entre Polinésia, Micronésia, Melanésia e Indonésia:
    - São agrupamentos de ilhas no Oceano Pacífico. Melanésia é uma região do oeste do Oceano Pacífico a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji. Micronésia é o nome de uma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sueste e leste. É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios. A Polinésia é um conjunto de ilhas que ficam no oceano Pacífico
    Rhyan Nogueira Alves

    ResponderEliminar
  16. 08- Como não há povos nativos da Antártica, a história da Antártica é a história de sua exploração. É muito provável que os primeiros a visitá-la tenham sido os povos vizinhos ao continente: os povos Aush da Terra do Fogo, por exemplo, falam sobre o "país do gelo" e um chefe maori de nome Ui-Te-Rangiora teria atingido a região em 650 d.C.[1] No entanto, esses povos não deixaram vestígios de sua presença. Terra Australis Incognita.A crença na existência da Terra Australis — um vasto continente localizado ao sul com a finalidade de balancear o peso da Europa, Ásia e África — foi proposta por Ptolemeu e Aristóteles na Grécia Antiga. Por isso, a inclusão nos mapas de uma grande massa de terra ao sul era comum em mapas do século XVI. Mesmo no final do século XVII, com o conhecimento de que a América do Sul e a Austrália não faziam parte da Antártica, os geógrafos acreditavam que o continente fosse muito maior do que é na verdade. A situação permaneceu assim até a expedição de James Cook.
    Até o final do século XIX, no entanto, a Antártica não havia sido estudada de forma exaustiva e a ocupação humana limitava-se às ilhas subantárticas. Com os dois Congressos Internacionais de Geografia, realizados no final do século, a situação começou a mudar e diversos governos europeus, além dos Estados Unidos, patrocinaram exploradores. Sobressaem-se a disputa entre Roald Amundsen e Robert Falcon Scott pela conquista do Pólo Sul e a posterior tentativa de Ernest Henry Shackleton de atravessar o continente. Recentemente, após o Tratado da Antártica, 27 países mantêm bases científicas e mais cientistas realizaram expedições.
    A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da península Antártica, na baía do Almirantado.
    Começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártica, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Teffé. Actualmente abriga cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis.
    O nome da estação homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos. Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico.

    Rhyan Nogueira Alves

    ResponderEliminar
  17. Aluno : Yan Ferreira de Alencar
    Série : 1° C
    Número : 49°

    1.Constitui-se de vários grupos de ilhas no Oceano Pacífico.
    2.O Oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
    3.Principal país da Oceania/Grande extensão territorial/Cortada pelo Trópico de Capricórnio/Grande importância do comércio exterior na economia nacional/Política caracterizada por dificultar a entrada de imigrantes.
    4.Impacto ambiental com a exploração do ouro e criação de gado e triticultura./ Aumento no crescimento populacional com cerca de 20% da população imigrante da Europa.
    5.Foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como o primeiro circunavegação registrada da Nova Zelândia.
    6.Formada por duas grandes ilhas/Separada pelo estreito de Cook/Relevo montanhoso com intensa atividade vulcânica/Instabilidade sísmica/Coberta por floresta.
    7.Polinésia: Muitas ilhas extremo norte, países – Kiribati, Samoa, Austrália, Nova Zelândia. Micronésia: Pequenas ilhas ao norte, países – E.F.Micronésia, Ilhas Marshall, Palau, Nauru. Melanésia: Ilhas dos negros região central, países – Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Tonga, Vanuatu, Fiji. Indonésia: é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália.
    8.A exploração da Antártica não é só importante por causa das descobertas científicas, mas também para vermos o que o aquecimento global está causando no planeta , com derretimento de geleiras e diminuindo o gelo na Antártica. A estação Comandante Ferraz é uma base pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da península Antártica, na baía do Almirantado.Actualmente abriga cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis. Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico (o PROANTAR).Os programas de pesquisas permitiram estudar o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas conseqüências para as Américas inclusive a Amazônia. Ali foi detectado o aumento da temperatura global, o efeito estufa, o aumento do buraco da camada de ozônio, o aumento do nível dos oceanos, além de recolhidos elementos provenientes da poluição causada em sua maioria pelos países do hemisfério norte. Todas as alterações detectadas pela Estação Antártica Comandante Ferraz mostram claramente a interação entre os hemisférios e sua interferência nas mudanças globais.
    O Tratado da Antártida é o documento assinado em 1 de Dezembro de 1959 pelos países que reclamavam a posse de partes do continente da Antártica, em que se comprometem a suspender suas pretensões por período indefinido, permitindo a liberdade de exploração científica do continente, em regime de cooperação internacional. As Nações Antárticas são membros pertencentes ao Tratado da Antártica que possuem áreas de pesquisa, principalmente científica, no continente Antártico:
    * África do Sul
    Alemanha
    Argentina
    Austrália
    Bélgica
    Brasil
    Bulgária
    Chile
    República Popular da China
    Coreia do Norte
    Coreia do Sul
    Equador
    Espanha
    Estados Unidos
    Finlândia
    França
    Índia
    Itália
    Japão
    Noruega
    Nova Zelândia
    Países Baixos
    Peru
    Polónia
    Portugal
    Reino Unido
    Rússia
    Suécia
    Turquia
    Ucrânia
    Uruguai

    ResponderEliminar
  18. Trabalho de geografia - Isabela Gondim e Iuri gondim . NUMEROS: 25 E 26


    01.O nome oceania ou oceânia origina-se de Oceanus, deus dos rios.

    02.O oceano pacifico , constitui-se de ilhas , essas ilhas da oceania tem por base de turismo a pesca, produçao de oléos vegetais ,de frutas tropicaise sementes oleaginosas.

    03.A australia tem um clima tropical úmido. Não possui uma grande rede hidrográfica devido aos baixos indices de pluviométricos.Seus principais rios sao o Murray e Darling, sua agricultura é bastante diversificada e tem um enorme alinhamente de recifes de corais.

    04.a descoberta do ouro e a expansao de criaçao de gado e da agricultura.

    05.Foi um navegador e cartografo inglês.

    06.é formada por duas grandes ilhas norte e sul, separadas pelo estreito de cook. Apresenta um relvo montanhoso, o setor industrial é forte em expansao,Destaca-se pela produçao de trigo ,cevada batata e tem uma intensa atividade vulcanica.

    07.São ilhas que se encontram proximas a australia,Polinesia sao ilhas istuadas na porçao meridional da zona tropical, micronésia sao pequenas ilhas situadas a sudeste. e Indonesia é um pais .

    08.

    ResponderEliminar
  19. Aluna: Ana Carolina F. de Andrade
    Número: 08
    1 B°


    1 - Um grupo de ilhas no Oceano Pacífico, constituindo o quinto continente da Terra.

    2 - Maior Oceano do globo, abrangendo a Ásia, a América, A Antártida e a Oceania, constituído por várias ilhas como o Havaí.

    3 - Principal país da oceania, altamente urbanizado, condições de vida excelentes, não possui grande rede hidrográfica devido aos baixos índices pluviométricos, agricultura diversificada.

    4. Extinção de várias espécies animais e imposição de sua cultura sobre os povos aborígenes.

    5 - Foi o primeiro explorador a mapear a Terra Nova e fazer contato com a Austrália, Havaí e Nova Zelândia.

    6 - Formada por duas ilhas, apresenta relevo montanhoso com intensa atividade vulcânica e sísmica, setor industrial em forte desenvolvimento, é membro da Commonwealth e da APEC, é considerado um país desenvolvido.

    7. Melanésia -> Ilhas mais próximas da Austrália onde há um estágio de vida primitivo
    Polinésia -> Ilhas na porção sul da zona tropical do Pacífico onde há povos com características asiáticas
    Micronésia -> Pequenas ilhas a sudeste do Japão muito usadas como bases aéreas e navais americanas
    Indonésia -> Nação transcontinental entre a Oceania e a Ásia, constituída por várias ilhas e tem por capital Jacarta, usa agricultura.


    8 - A Antártida, tem influência direta sobre o clima e a biodiversidade do mundo. Tudo o que acontece por lá tem conseqüências no resto do planeta, assim como tudo o que é feito no resto do mundo acaba se refletindo na Antártida. Por isso, o continente é um dos mais importantes centros de pesquisa sobre o meio-ambiente. O país é um dos 50 que possuem uma base científica no continente, a estação Comandante Ferraz, localizada na ilha Rei George. O Brasil só recebeu permissão para explorar o interior do continente gelado durante o quarto Ano Polar Internacional. O API é um programa internacional voltado para a realização de pesquisas científicas no Ártico e na Antártida com o objetivo de mobilizar não apenas a comunidade científica, mas toda a sociedade, para a situação das regiões polares e sua relevância para todo o planeta.
    Sobre a Estação Comandante Ferraz: é uma base pertencente ao Brasil localizada na ilha do Rei George, a 130 km da península Antártica, na baía do Almirantado. Começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártica pelo navio oceanográfico Barão de Tefé. O nome da estação homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos. Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico.

    ResponderEliminar
  20. heitor romao rigaud pessoa n°23, 1°B

    1- um grupo de ilhas no Oceano Pacífico, constituindo o quinto continente da Terra.

    2- maior Oceano do globo, abrangendo a Ásia,América, Antártida e a Oceania, constituído por várias ilhas como o Havaí.

    3- principal país da oceania,altamente urbanizado, condições de vida excelentes, não possui grande rede hidrográfica devido aos baixos índices pluviométricos, agricultura diversificada.

    4- foi a exploração dos nativos, devido ao ouro existente na região e a exploração bovina pelos ingleses.

    5 - foi o primeiro explorador a mapear a Terra Nova e fazer contato com a Austrália, Havaí e Nova Zelândia.

    6 - formada por duas ilhas, apresenta relevo montanhoso com intensa atividade vulcânica e sísmica, setor industrial em forte desenvolvimento, é membro da Commonwealth e da APEC.

    7-polinesia-ilhas situadas na porçao mais meridional da zona tropical do pacifico, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, como os arquipélagos de Samoa, Havaí, Kiribati, Marquesas, Cook e outros.

    -Micronésia-pequenas ilhas situadas a sudeste do Japão, entre a linha do Equador e o Trópico de Cãncer, destacando-se as ilhas Marianas, Carolinas, Marshall e outras.

    -Melanésia- ilhas que se encontram mais proximas da Austrália, dentre as quais se destacam Nova Guiné, Ilhas Salomão, Noca Caledônia e Fiji.

    -Indonésia-é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné. Tem fronteiras terrestres com a Malásia, em Bornéu, com Timor-Leste, e com a Papua-Nova Guiné; e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação transcontinental. Sua capital é Jacarta.

    8-A ilha Rei George está exatamente nessa região do planeta que é mais sensível às variações climáticas naturais. Isto decorre da posição geográfica, no limite da extensão do gelo marinho e à qual é acoplada a variação da posição do fronte atmosférico antártico. Registros meteorológicos indicam um rápido aumento na temperatura atmosférica local, ao longo dos últimos 50 anos (quatro vezes maior do que a média mundial). Associado a este aquecimento regional, a ilha perdeu 7% da cobertura de gelo no referido período. Além do que, as maiores perdas do gelo já observadas no planeta, com destruição de mais de 7000 km2, ocorreram nos últimos oito anos somente a 350 quilômetros da Ilha Rei George. Todas essas observações apontam para a sensibilidade ambiental da região, sendo esta uma área especial onde é possível detectar adiantadamente respostas do ambiente às mudanças globais.

    ResponderEliminar
  21. nome: edinoria saraiva, 32. 1º C

    1. Um grupo de ilhas no Oceano Pacífico, constituindo o quinto continente da Terra.
    2. Maior Oceano do globo, abrangendo a Ásia, a América, A Antártida e a Oceania, constituído por várias ilhas como o Havaí.
    3. Principal país da oceania, altamente urbanizado, condições de vida excelentes, não possui grande rede hidrográfica devido aos baixos índices pluviométricos, agricultura diversificada.
    4. Foi a exploração dos nativos, devido ao ouro existente na região e a exploração bovina pelos ingleses.
    5 - Foi o primeiro explorador a mapear a Terra Nova e fazer contato com a Austrália, Havaí e Nova Zelândia.

    6 - Formada por duas ilhas, apresenta relevo montanhoso com intensa atividade vulcânica e sísmica, setor industrial em forte desenvolvimento, é membro da Commonwealth e da APEC.

    7. melanesia: ilhas que se encontram mas proximo a australia
    polinesia: ilhas situadas na porção mais meridional da zona tropical do pacifico
    micronesia: pequenas ilhas situadas no sudeste do japao.

    8. a ilha rei george está exatamente nessa região do planeta que é mais sensível às variações climáticas naturais. Isto decorre da posição geográfica, no limite da extensão do gelo marinho e à qual é acoplada a variação da posição do fronte atmosférico antártico. Registros meteorológicos indicam um rápido aumento na temperatura atmosférica local, ao longo dos últimos 50 anos (quatro vezes maior do que a média mundial). Associado a este aquecimento regional, a ilha perdeu 7% da cobertura de gelo no referido período. Além do que, as maiores perdas do gelo já observadas no planeta, com destruição de mais de 7000 km2, ocorreram nos últimos oito anos somente a 350 quilômetros da Ilha Rei George. Todas essas observações apontam para a sensibilidade ambiental da região, sendo esta uma área especial onde é possível detectar adiantadamente respostas do ambiente às mudanças globais.

    ResponderEliminar
  22. 1- Oceania: Continente localizado no hemisfério sul e é composto por várias ilhas situadas no Oceano Pacífico. É o menor continente do mundo.
    2- É o maior Oceano do mundo, banhando os continentes: Asiático, Américas, Oceania, Antártica e outros países. Este Oceano faz fronteira com o Oceano Índico, Atlântico, Ártico e Antártico, e é caracterizado pela sua intensa atividade vulcânica.
    3- Cinco características da Austrália:
    * Economia capitalista, sendo uma das mais avançadas do mundo.
    * Está localizada na Oceania.
    * Clima oceânico, árido e tropical.
    * Monarquia Constitucional.
    * É formada por seis estados e dois grandes territórios (território do norte e território da capital da austrália).
    7- Melanésia: região do oeste do oceano pacífico a nordeste da Austrália. Micronésia: Nome da região do oceano Pacífico ocidental. Polinésia: conjunto de ilhas que ficam no Oceano Pacífico. Indonésia: país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália.
    5- Explorador, cartógrafo e navegador inglês. Este foi o primeiro a mapear a Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico, no qual ele conseguiu o primeiro contato europeu com a costa leste da Austrália.
    6- Cinco características da Nova Zelândia:
    * Composto por duas pequenas Ilhas.
    * Pratica a pesca, agricultura, etc.
    * Grande produtor de kiwi e uva.
    * Está subdividida em 16 regiões.
    * País industrializado.
    8- Estação Comandante Ferraz: Base pertencente ao Brasil localizada na Ilha do Rei George, na península Antártica, na baía do Almirantado. Esta região é bastante sensível às variações climáticas naturais, tal fato ocorre devido a sua posição geográfica. A administração da estação é executada por militares da Marinha do Brasil, que ali permanecem durante um ano, sendo trocadas ao final do período. Essa Estação começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártica pelo navio oceanográfico Barão da Tefé. O nome da estação homenageia Luís Antônio Carvalho Ferraz, um comandante da marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos.
    Exploração da Antártica: Vários países realizaram expedições à Antártica e declararam pretensões territoriais em função da sua área de atuação, caça e pesca. Houve interesse pela Antártica, também, pela presença de focas, leões marinhos e baleias, que na época eram caçados tanto pela carne como por seu couro.
    Camilla, 1° B.
    n° 13

    ResponderEliminar
  23. 1-Oceania é uma região geográfica e geopolítica, composta por várias ilhas do Oceano Pacífico.
    2-O Oceano Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos Oceanos.
    3-.menor área continental do mundo;
    .Sua maior parte é composta de desertos;
    .Clima subtropical seco;
    .Uma das maiores e mais avançadas economias do mundo;
    .Está em terceiro lugar no IDH.
    4-.A atividade agrícola, voltada para o trigo;
    .A descoberta do ouro.
    5-Foi o primeiro a mapear a Terra Nova antes de fazer 3 viagens para Oceano Pacífico durante o qual ele conseguiu o primeiro contato com o europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélogo do Havaí.
    6-.Suas cidades são consideradas as mais habitáveis do mundo;
    .A Rainha não tem nenhuma influência política real;
    .É um país moderno e industrializado;
    .É defenssora do mercado livre;
    .O seu vizinho mais próximo é a Austrália.
    7-Melanésia: é uma região da Oceania(Nordeste da Austrália)
    Polinésia:são um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico.
    Micronésia:região do Pacífico localizada entre as Filipinas.
    Indonésia:um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Australia.

    Virginia Escariolano de luna 1'c' numero:45
    Colégio Objetivo

    7-

    ResponderEliminar
  24. 1) É uma região geográfica e geopolítica, composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico: Polinésia, Melanésia e Micronésia.
    2) O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
    3) País do Hemisfério sul
    Tecnologicamente Avançado e Industrializado.
    País Multicultural
    Sua Capital é Canberra
    Grande diversidade de fauna e flora.
    4) -Exploração desenfreada de recursos naturais.
    -Danos Prejudiciais a Fauna e Flora.
    - Derrubada de florestas para a construção de centros urbanos.
    5) Foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia.
    6) É um país Insular
    População de origem européia.
    País desenvolvido
    As mais notáveis as ilhas de seu território são Stewart e Chatham
    Fauna Diferenciada, dominada por pássaros.
    7)
    Melanésia é uma região do oeste do Oceano Pacífico a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji
    Micronésia é o nome de uma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sueste e leste
    A Polinésia é um conjunto de ilhas que ficam no oceano Pacífico. São elas: Ilhas Cook, Ilha da Páscoa, Pitcairn, Samoa, Taiti, Tuvalu e Havaí.
    A República da Indonésia é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné.
    8) Os primeiros exploradores trabalhavam apenas em pequenas áreas costeiras. A exploração do interior do continente não começou até depois de 1900. No período 1901/4, a expedição de Robert Scott descobriu a Terra de Eduardo 8° e fez diversas viagens de trenó, uma delas atingindo um ponto a cerca de 800 quilômetro do Pólo Sul. Em 1909, Ernest Shackleton conduziu uma equipe britânica a um ponto localizado a apenas 156 quilômetros do pólo. Na metade dos anos 40, o interesse científico na Antártida e na região adjacente começou a crescer fortemente. A Antartática tem muitas riquezas mineralógicos e ainda reservas de petrólio fazendo que os países se posicionem em acordos mundias para a exploração de todos, devido ao fato de que a Antártica não pertence a nenhuma nação do globo.
    Outro ponto em questão é a exploração incontrolada da biodiversidade da Antártica preocupa os cientistas, que temem perder um tesouro potencial para a medicina do futuro, afirma um relatório da Universidade das Nações Unidas. Os especialistas estão apreensivos porque isso pode arruinar os esforços internacionais para regulamentar a exploração da região.

    Thayane, 1º "B"
    Nº: 48

    ResponderEliminar
  25. Maria Isabel Silva - 34 - 1º B

    1-É uma região geográfica e geopolítica ,composta por vários grupos de ilhar do oceano Pacífico(Polinésia,Micronésia,Milanésia).
    2- •Maior oceano do mundo e mais fundo.
    •Grande número de ilhas.
    .Recebe pouca influência das massas de ar continentais.
    3- •País de grande estensão territorial.
    •Cortado pelo trópico de capricórnio.
    •Possui 20,5 milhões de habitantes.
    •Crescimento populacioanl lento.
    •A sua população é de maioria de origem Européia.
    5-::
    Foi um navegador inglês, pioneiro da exploração do Oceano Pacífico e o responsável pela descoberta da Austrália.

    6-•É formada por duas grandes ilhas(norte-sul).
    •Relevo montanhoso.
    •Intensa atividade vulcânica e instabilidade sísmica.
    •Setor industrial em forte expansão.
    •Destaca-se pela produção de trigo,cevada e batata.

    7-Melanésia:Ilhas encontradas mais próximas da Austrália.
    Micronésia:Pequenas ilhas situadas perto do Japão.
    Polinésia:Ilhas situadas na porção mais meridional da zona tropical.
    8-A Antártica é o continente com as mais baixas temperaturas já registradas no Planeta, e também o mais recentemente atingido. Após sua descoberta vários países tentaram iniciar a extração de minérios e riquezas, mas foi assinado o Tratado Antártico, que previa a exploração desse território apenas para fins científicos e pacíficos.
    A Antártica é importante para os geólogos, porque eles podem estudar o movimento das placas tectônicas ali presentes, além de alguns meteoritos que caíram nesse continente, ajudando a escrever a história da humanidade. Há vários biólogos estudando como os animais suportam tais temperaturas e se os humanos afetam a vida por ali, sem falar nas espécies que foram descobertas. Médicos conseguiram estudar viroses e respostas do corpo humano à temperatura, astrofísicos estudam a radiação cósmica, enfim, a Antártica é muito importante para todas as ciências, e não serve só para extração mineral. Lá são feitos atualmente estudos sobre o buraco na camada de ozônio, ali ppresente.
    O Brasil construiu em 1984 a Base Comandante Ferraz, localizada na Ilha Rei Jorge, entrando no Tratado Antártico em 1975. Como não há muito investimento, as pesquisas até hoje caminham lentamente. Exceto no verão, há poucos cientistas e o abastecimento é feito por aviões da Força Aérea Brasileira. As pesquisas dizem respeito principalmente ao efeito estufa e a buracos na camada de ozônio, e seus efeitos em outros continentes.

    ResponderEliminar
  26. Nome: Carol Clemente nº6
    1. Oceania é constituída por vários grupos de ilhas no oceano pacífico. O nome Oceania ou Oceânia origina-se de Oceanus, o deus dos rios. Os limites da Oceania são definidos de várias maneiras. A maioria das definições reconhecem partes da Australásia como a Austrália, Nova Zelândia e Nova Guiné, e parte do Arquipélago Malaio como sendo partes da Oceania. É o menor "continente" em área e em população (não contando com a Antártica). As maiores concentrações demográficas estão na Nova Zelândia o no litoral oriental da Austrália.

    2. O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
    Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -10,912 m).
    Descoberto pelos europeus em 1513 (Balboa) e transposto pela primeira vez em 1520 (Fernão de Magalhães), o Pacífico tem assistido a um crescimento de sua importância como via de ligação entre algumas das regiões de maior dinamismo econômico da atualidade (Extremo Oriente e costa ocidental da América do Norte).

    3. * Possui 20,5 milhões de habitantes, tendo uma densidade demográfica de apenas 2,5 hab./km².
    Principal país da Oceania, com grande extensão territorial, estendendo-se de 10º a 40º de latitude sul, sendo cortado pelo Trópico de Capricórnio.
    * Podemos distinguir três tipos de relevo na Austrália:
    → Cordilheiras Australianas
    → Grande Bacia Central
    →Planalto Ocidental
    * Em relação ao clima e a vegetação temos:
    → Tropical úmido: florestas tropicais, ao Norte e Leste
    → Mediterrâneo: fruticultura, no Sul e Sudeste
    → Temperado Oceânico: florestas subtropicais, na Ilha da Tasmânia
    → Árido e semi-árido: xerófitas e estepes, no Centro e Oeste.
    * Os principais rios da Austrália são o Murray e o Darling.

    4. * A caça de grandes mamíferos aparentemente causou extinções consideráveis, com perda de entre 74 e 86% de gêneros de mega-fauna, animais maiores que 44 kg, inclusive o mastodonte e tigres com dente de sabre.
    * Causou profundas modificações do ecossistema e extinção de espécies. Mais de 60 espécies de vertebrados foram introduzidas na Austrália entre 1840 e 1880.

    5. * País é formado por duas ilhas principais, a do Norte e a do Sul, separadas pelo Estreito de Cook.
    * De origem vulcânica, a Ilha do Norte apresenta vulcões ativos, fontes termais e gêiseres (fontes quentes com erupções periódicas), enquanto a Ilha do Sul caracteriza-se pelo relevo acidentado que contorna todo o litoral.
    * Destaca-se pela produção de trigo, cevada, batata nas planícies da ilha Sul, e pela criação de ovinos e bovinos.
    * Devido ao seu isolamento, a Nova Zelândia desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles.
    * O setor industrial está em forte expansão, destaca-se pelos produtos eletrônicos, têxteis, alimentícios, situados principalmente na ilha do Norte.

    ResponderEliminar
  27. Continuação
    Nome: Carol Clemente nº6
    5. Foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como o primeiro circunavegação registrada da Nova Zelândia.

    6. * País é formado por duas ilhas principais, a do Norte e a do Sul, separadas pelo Estreito de Cook.
    * De origem vulcânica, a Ilha do Norte apresenta vulcões ativos, fontes termais e gêiseres (fontes quentes com erupções periódicas), enquanto a Ilha do Sul caracteriza-se pelo relevo acidentado que contorna todo o litoral.
    * Destaca-se pela produção de trigo, cevada, batata nas planícies da ilha Sul, e pela criação de ovinos e bovinos.
    * Devido ao seu isolamento, a Nova Zelândia desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles.
    * O setor industrial está em forte expansão, destaca-se pelos produtos eletrônicos, têxteis, alimentícios, situados principalmente na ilha do Norte.

    7. Melanésia: é uma região da Oceania, no extremo oeste do Oceano Pacífico e a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji.
    São tradicionalmente considerados parte da Melanésia os seguintes territórios:
    * Fiji (país independente)
    * Nova Caledónia (dependência francesa)
    * Nova Guiné (território partilhado pela Indonésia e pela Papua-Nova Guiné)
    * Ilhas Salomão (país independente)
    * Vanuatu (país independente)
    * Ilhas Molucas (território da Indonésia) e
    * Ilhas do Estreito de Torres (território da Austrália)

    Micronésia: é o nome de uma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sueste e leste.
    É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios:
    * As Ilhas Marianas;
    * As Ilhas Carolinas;
    * A República das Ilhas Marshall, um grupo principalmente de atóis;
    * A República de Nauru, um atol elevado, isolado a sul do grupo anterior e;
    * A República de Kiribati que, por sua vez, agrupa vários grupos de ilhas.

    Polinésia: são um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico. Estendida sobre uma superfície oceânica enorme, tem em conjunto 298.000 km² de área e 4,5 milhões de habitantes. As suas ilhas maiores têm origem vulcânica, e as menores têm origem coralina.

    Indonésia é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné. Tem fronteiras terrestres com a Malásia, em Bornéu, com Timor-Leste, e com a Papua-Nova Guiné; e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação transcontinental.

    ResponderEliminar
  28. Continuação
    Nome: Carol Clemente nº6

    8. É o mais meridional dos continentes e um dos menores, com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o Pólo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberto por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado declive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da Península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos e seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos.
    O interesse pela Antártica foi imediato devido à numerosa presença de focas, leões marinhos e baleias, que na época eram caçados tanto pela carne como por seu couro e óleo. No início do século XIX muitas cidades tinham a iluminação das ruas feitas com lamparinas de óleo de baleia, já que o uso do gás de petróleo no “lampião de gás” ainda não estava implantado. Em geral, dez anos era o prazo para o extermínio quase total das focas nas ilhas onde eram descobertas. Para dar uma idéia da dimensão da carnificina, em muitas colônias, 60 mil animais eram abatidos por ano.
    Tão grande era a concentração dos animais indefesos em terra, que para economizar munição de armas-de-fogo no abate, os caçadores usavam simples porretes nas matanças enquanto caminhavam nas colônias de focas e elefantes marinhos. Até meados da década de 1960 as baleias eram dizimadas pela pesca descontrolada, e a população de algumas espécies chegou a ser reduzida em 95% quando cerca de 66 mil baleias eram abatidas por ano pelos navios de captura e processamento nos mares antárticos. Nos debates recentes apenas o Japão tem resistido o banimento total de sua pesca. Pesquisadores brasileiros há anos participam de iniciativa internacional de identificação visual e genética de baleias na Antártica para estudar sua dinâmica e migração.
    Juridicamente, a Antártica está sujeita ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicavam territórios no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.
    A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da península Antártica, na baía do Almirantado. Começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártica, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Teffé. Atualmente abriga cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis.
    O nome da estação homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos. Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico.

    ResponderEliminar
  29. 1) é uma região geográfica e geopolitica, composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico (Polinésia, Melanésia e Micronésia).
    2) O Oceano Pacífico é a maior e mais antiga massa marítima do mundo.
    Localizado a oeste da América, a leste da Austrália e da Ásia, e ao sul da Antártida, o oceano foi descoberto em 1513 pelo espanhol Vasco Núñez de Balboa.
    Caracteriza-se pelo grande número de ilhas e também é caracterizado pela sua intensa atividade vulcânica. Isso ocorre pelo fato de o mesmo estar inteiramente contido em uma placa tectônica, denominada “Placa do Pacífico”.

    3) 1 País bastante desenvolvido,
    2 homogêneo em termos raciais.
    3 Colonização Inglesa.
    4 Norte, Nordeste e Leste, muito bem utilizados nos setores
    secundário e terciário (especialmente o turismo).
    5 Grande Deserto de Vitória ao Centro e grandes fazendas de produção de gado para corte.

    4)A Nova Zelândia é uma nação independente, constituída por um sistema de democracia parlamentarista. O voto não é obrigatorio. tem um território semelhante ao tamanho da Itália, Grã - Bretanha ou Japão. Está localizada ao sudoeste do Oceano Pacífico, entre as linhas do Equador e Polo Sul. Os países vizinhos são Austrália, Nova Caledônia, Ilhas Fidji e Tonga.

    5) Navegador Inglês
    Incorporado na marinha real em 1755, está no comando de três importantes expedições exploratórias. Na primeira (1768-71), a bordo do Endeavour, chega ao Tahiti e reconhece uma extensa área do Pacífico meridional. Na segunda viagem (1772-75) confirma o carácter oceânico do hemisfério sul e, com dois navios, o Resolution e o Adventure, sulca o Antárctico. Na sua última viagem, inicia em 1776 com a intenção de achar uma passagem entre o Atlântico e o Pacífico pelo extremo setentrional da América, cruza o estreito de Bering. De seguida, dirige-se para as ilhas Sandwich (Hawai), onde é morto pelos indígenas.

    6)A colonização na Austrália destruiu a população nativa que caiu em
    enfermidades, perda de suas terras e conflitos com os colonos ingleses. No período colonial a agricultura de subsistência era inexistente, pois a terra era trabalhada em grande parte para fins comerciais.
    7) São agrupamentos de ilhas no Oceano Pacífico. Melanésia é uma região do oeste do Oceano Pacífico a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji. Micronésia é o nome de uma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sueste e leste. É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios. A Polinésia é um conjunto de ilhas que ficam no oceano Pacífico. São elas: Ilhas Cook, Ilha da Páscoa, Pitcairn, Samoa, Taiti, Tuvalu e Havaí.

    PS: A 8 questão não deu aqui, mandei em outro comentario.



    Andressa Pinheiro Botelho
    N° 04
    1º ano "A"

    ResponderEliminar
  30. 8) Histórias fantásticas de exploração e sobrevivência com heroísmo, tragédia e realizações, marcaram o desbravamento da Antártica no início do século XX.
    O interesse pela Antártica foi imediato devido à numerosa presença de focas, leões marinhos e baleias, que na época eram caçados tanto pela carne como por seu couro e óleo. No início do século XIX muitas cidades tinham a iluminação das ruas feitas com lamparinas de óleo de baleia, já que o uso do gás de petróleo no “lampião de gás” ainda não estava implantado. Em geral, dez anos era o prazo para o extermínio quase total das focas nas ilhas onde eram descobertas. Para dar uma idéia da dimensão da carnificina, em muitas colônias, 60 mil animais eram abatidos por ano. Tão grande era a concentração dos animais indefesos em terra, que para economizar munição de armas-de-fogo no abate, os caçadores usavam simples porretes nas matanças enquanto caminhavam nas colônias de focas e elefantes marinhos. Até meados da década de 1960 as baleias eram dizimadas pela pesca descontrolada, e a população de algumas espécies chegou a ser reduzida em 95% quando cerca de 66 mil baleias eram abatidas por ano pelos navios de captura e processamento nos mares antárticos. Nos debates recentes apenas o Japão tem resistido o banimento total de sua pesca. Pesquisadores brasileiros há anos participam de iniciativa internacional de identificação visual e genética de baleias na Antártica para estudar sua dinâmica e migração.

    Com o passar dos anos vários países realizaram expedições à Antártica e declararam pretensões territoriais em função de suas áreas de atuação, caça e pesca – em geral não reconhecidas pelos demais, e muitas vezes sobrepondo-se. Por exemplo, até a aceitação internacional do Tratado Antártico, em 1961, a região da Península Antártica era pretendida pela Argentina, Chile e Grã-Bretanha. Assim, determinou-se que o futuro deste continente não seguiria o padrão de posse por conquistas e guerras, abrindo novo horizonte nas relações internacionais e humanas, sob a supervisão da comunidade científica internacional. O início deste novo enfoque ocorreu com os trabalhos científicos realizados no primeiro “ano polar internacional”, em 1882-83, quando 12 nações fizeram estudos coordenados do clima e do magnetismo terrestre. Iniciativas similares repetiram-se em 1932-33, 1957-58, e da organização do último, resultou a primeira conferência antártica em 1955, quando foi apresentada a base do que se tornaria o Tratado Antártico, protegendo mares e terras ao sul da latitude de 60 graus.
    Contudo, antes tarde do que nunca, os brasileiros chegaram ao território para fincar nossa bandeira, pois regras do tratado antártico diziam que só teriam direito ao território as nações que produzissem pesquisas e instalassem estações permanentes até o prazo do ano 2000.

    Várias pessoas se esforçaram para concretizar esse projeto. Algumas no mundo civil, com a criação do Instituto Brasileiro de Estudos Antárticos – IBEA, sob protesto dos militares da época, nos anos de 1970. Contudo, muitos militares apoiavam o instituto e defendiam sua posição de interesse na Antártica. Entre eles, o capitão-de-mar-e-guerra, comandante Ferraz. Em fevereiro de 1984, foi inaugurada a Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF, na Ilha Rei George / 25 de Mayo, na península Keller, baía do Almirantado. De lá para cá, 22 anos se passaram e o Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR, executa suas missões todos os anos, sob auxílio de diversas instituições nacionais, como USP, CNPq, PETROBRÁS, Marinha do Brasil – MB e a Força Aérea Brasileira – FAB, organizadas pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – CIRM.

    Andressa Pinheiro Botelho.
    N° 04
    1º ano "A"

    ResponderEliminar
  31. 1-é o nome usado para vários grupos de ilhas no Oceano Pacífico: Polinésia, Melanésia e Micronésia
    2-O Oceano Pacífico é a maior e mais antiga massa marítima do mundo. Para se ter uma idéia, se somarmos toda a área das regiões emersas do planeta, que equivale a cerca de 165 milhões de km², mesmo assim, esse número é inferior à área total do oceano, que é de cerca de 180 milhões de km². O Oceano Pacífico também é o de maior profundidade média: 87,8% de sua área possui uma profundidade superior a 3.000m; sua profundidade média é de 4.280 m.

    3-em grande parte, é derivada de raízes européias e mais recentemente norte-americanas, mas características australianas distintivas evoluíram do ambiente, cultura aborígene, e a influência de vizinhos da Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Austrália, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes, estão alcançando reconhecimento internacional. O principal traço distintivo cultural da Australia é proveniente dos aborígenes que formam um povo único no mundo, de origem pré-histórica, de pele escura. É deles a origem do bumerangue e o nome do canguru. Esse povo aprendeu ao longo dos anos conviver com o deserto, a encontrar água, no lugar chamado pelos brancos de Outback. Eles têm instrumentos, danças e músicas próprias.
    4-



    5- foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como o primeiro circunavegação registrada da Nova Zelândia[1].
    6-Capital – Wellington (localidades).
    Moeda (numismática) – dólar neozelandês (New Zealand dollar). Código internacional ISO 4217: NZD.
    Bandeira – A constelação mais representativa do Hemisfério Sul é a Cruzeiro do Sul que, além do Escudo Brasileiro, integra as Bandeiras Nacionais do Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Samoa Ocidental.
    Religião – Cristianismo 56,3% (anglicanos 21,4%, presbiterianos 16%, católicos 14,8%, metodistas 4,1%), sem filiação 19,7%, outras 24% (1991).
    Chefe de Estado – Rainha Elizabeth II do Reino Unido representada pela Governadora Geral: Dame Silvia Cartwright, nomeada em 2001, ela foi a primeira mulher na NZ a ser nomeada juíza da High Court (cargo similar do presidente do Supremo, no Brasil). A Primeira Ministra (Chefe de Governo) do país é Helen Clark, reeleita em 2005 para o próximo mandato de três anos (terceiro mandato consecutivo dela).

    7-Melanésia ("ilhas negras"): o nome é derivado de melanina, pigmento escuro da pele, e alude à cor dos habitantes dessas ilhas pouco extensas, localizadas, em sua maioria, ao norte, nordeste e leste da Austrália. Grande parte delas são possessões francesas e britânicas; as que constituem países independentes são Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu, Tuvalu, Kiribati, Fiji e Tonga;
    Micronésia ("pequenas ilhas"): formada por ilhas muito pequenas, situadas ao norte e nordeste da Melanésia. O Reino Unido e os Estados Unidos possuem o maior número de territórios dessa área. Tuvalu, Kiribati, Palau, Estados Federados da Micronésia, Ilhas Marshall e Nauru são os países independentes desse grupo;
    Polinésia ("muitas ilhas"): corresponde às ilhas mais distantes da Austrália, dispersas por uma grande área do Pacífico. São em sua maioria possessões britânicas e francesas.
    8-

    aluno:luiz alexandre
    colegio:objetivo
    1ºano A nº:28

    ResponderEliminar
  32. 1 - Formados por varios grupos de ilhas no oceano pacifico e menos continentes em áreas 2 menos apos a antartica nome oceania vem de OCEANUS (O DEUS DO RIOS)

    2 - É a maior massa maritima do globo

    3 - economia rica ,pais grande ,população pequena,territorio grande , 70% deserto

    4 - abtação de seus costumes e linguas e alto exploração

    5- foi um nevegador ingês , pioneiro da exploração do oceano pacifico

    6 - um pais desenvolvido ,isolamento geografico ,população de ascedência Europeia , lingua fala inglês ,suas cidades são as mais habitadas do mundo

    7 - eles tem diferença socias localidades e desenvolvimento (subdesenvolvidos)

    8 - diferença de sociedade e costumes .

    9 - o interresse pela Antártica foi imediato á numerosa presença de focas,leões marinhos e baleias, que na época eram caçados tanto pela carne como pelo seu couro e óleo.no inicio do seculo muitas cidades tinha iluminação das ruas feitas com lamparinas de óleos . Tratado Antártica , protegendo mares e terras ao sul de latitude de 60° .de oito módulos da contrução inicial , a estação Antártica comandante ferraz passou a ter 64 , incluido laboratorios de pesquisa,bibliotecas,com condições e conforto .AEEACF atinge a capacidade de 50 pessoas no verão , mas durante o resto do ano abriga 20.

    1°c . Vivianny Maria

    ResponderEliminar