quarta-feira, 10 de junho de 2009

ATUALIDADES - CORÉIA

Coréia: Quem dividiu?

INTRODUÇÃO

Nos dias 14 e 15 de junho, os líderes das duas Coréias realizaram um encontro histórico em Pyongyang, depois de 55 anos de isolamento. O encontro não teve como objetivo discutir a reunificação, mas questões específicas que interessem aos dois países e mesmo não produzindo mudanças imediatas, a cúpula por si só foi considerada de grande importância, na medida em que reabre o diálogo entre os governos coreanos do norte e do sul.


A HISTÓRIA DA CORÉIA

A história recente da Coréia foi marcada pelo domínio estrangeiro, primeiro e durante séculos da China e mais recentemente do Japão, num período de expansão neocolonialista, como parte de um processo que pretendia transformar o Japão na principal potência oriental.
O desenvolvimento capitalista do Japão iniciou-se com a "Revolução Meiji", a partir de 1868, que levaria o país à modernização industrial segundo o modelo ocidental, preservando aspectos da cultura nacional. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista: interveio em uma rebelião na Coréia em 1895, levando-o a uma guerra com a China. A vitória japonesa garantiu a independência da Coréia, que ficou sob influencia do Japão, sendo anexada em 1910.
A dominação da Coréia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar,mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês, a sociedade e os costumes modificaram-se profundamente, a industria e a economia integraram-se por completo no sistema de produção japonês e verificou-se um acelerado processo de expansão.
A principal reação nacionalista ocorreu em 1° de março de 1919, com a manifestação de milhares de coreanos, que foram violentamente reprimidos pelo governo japonês, quando mais de 20.000 pessoas morreram e cerca de 50.000 foram presas. Em Xangai, formou-se um governo coreano no exílio.


A SEGUNDA GUERRA

Durante a Segunda Guerra Mundial os coreanos lutaram ao lado das tropas chinesas contra o Japão e isso fez com que os aliados aprovassem e apoiassem a Independência da Coréia, a partir de uma resolução firmada na Conferencia do Cairo em 1943. No período final da Guerra, as duas conferencias mais importantes, em Yalta e Potsdan definiram a divisão da Coréia pelo paralelo 38, em duas zonas de influência: Sob o norte influência soviética e sob o sul a norte-americana. Percebe-se também na Coréia o início da "Guerra Fria".
O final da década de 40 foi marcado pelo aumento da tensões internacionais com o Bloqueio de Berlim, a explosão da primeira bomba atômica soviética (1949) e com a Revolução Chinesa. Os EUA ocuparam o Japão e definiam o ritmo e as características de sua reorganização.


A CORÉIA

Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coréia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan: os soviéticos acima do paralelo 38 e os norte americanos abaixo. O pretexto era garantir a liberdade da Coréia, eliminando-se por completo a presença japonesa. No entanto essa divisão e a ocupação militar refletia o início da Guerra Fria, ou seja, o início da disputa imperialista entre as duas superpotências". Ao ocupar a região norte, os soviéticos pretendiam expandir seu modelo sócioeconômico e político, enquanto que os EUA pretendiam consolidar sua influência em regiões consideradas estratégicas no extremo oriente. Já era possível prever que a unificação não ocorreria, os interesses das potências separaria os coreanos.
Em 1947, formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela O.N.U. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coréia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coréia ( ao sul, com o sistema capitalista). Em 1949, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se do país.


A GUERRA DA CORÉIA

O conflito iniciou-se em 25 de julho de 1950, quando tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38o e dominaram a cidade de Seul. Dois dias depois os Estados Unidos enviaram suas tropas para defender a Coréia do Sul, sob o comando do General Douglas Mac Arthur, responsável por reconquistar os territórios dominados e invadiu o Norte, avançando até a fronteira com a China, com o objetivo de conquistar toda a Coréia do Norte. No entanto, em novembro a China entrou na guerra, apoiando os norte coreanos e foi considerada como agressora pela Nações Unidas; mesmo assim, continuou seu avanço em direção à Seul, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos intensificaram sua presença militar.
Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coréia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte; além disso, os gastos com a guerra e a elevada mortalidade foi determinante para a assinatura de um armistício em 27 de julho de 1953, suspendo o conflito, mas não as hostilidades. As Coréias estavam separadas.

Na Coréia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política. No entanto, do ponto de vista econômico, aumentou a dependência junto à URSS, que tinha condições de abastecer o país com produtos industrializados e armamentos. O desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive com um programa nuclear, promoveu a concentração de recursos, a diminuição da produção agrícola e determinou o empobrecimento da população. No entanto, no início da década de 70 o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.


15 comentários:

  1. Foi um encontro histórico com os lideres da Coreia e o objetivo era discutir os interesses específicos dos dois paises e o mesmo não produzindo mudanças imediatas.
    Foi marcado pelo domínio estrangeiro,a
    Coreia era dominada pelos japoneses.Terminada a segunda gerra mundial a Coreia foi ocupada por tropas estrangeiras segundo o acordo de Postdan
    Em 1947 formaram dois governos no ano seguinte construiram dois estados anônimos a republica popular democratica da Coreia e A republica da Coreia.Logo depois as tropas estrangeiras sairâo do país.
    A guerra da Coreia aconteceu no ano de 1950.
    Na Coreia do Norte o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram nossos paises, assim aumentando sua autonomia politica.Deste modo aumentou a dependência junto a URSS,que abasteceria o pais com produtos industrializados e armamentos.


    Maria Dayane N° 29
    Wanessa Emanuella N° 46 3 ano B.

    ResponderEliminar
  2. Felipe sobreira
    Maxwell alves

    3ºB

    O texto mostra que nos dias 14 e 15, os líderes das duas Coréias realizaram um encontro histórico em Pyongyang, pra realizar a unificação, mas sim questoes especificas para os dois. A história recente da Coréia foi marcada pelo domínio estrangeiro, o desenvolvimento capitalista do Japao iniciou-se com a revolução de meiji. Não só o modelo industrial foi adotado, mas também a política expansionista e imperialista: interveio em uma rebelião na Coréia em 1895, levando a guerra com a china. Graças a vitoria japonesa, conseguiu garantir a independencia da coreia, assim ficando sob influencia do japao. A dominação da Coréia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência de carater militar e cultural. Durante a Segunda Guerra Mundial os coreanos lutaram ao lado das tropas chinesas contra o Japão e isso fez com que os aliados aprovassem e apoiassem a Independência da Coréia, Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coréia foi ocupada por tropas estrangeiras, O pretexto era garantir a liberdade da Coréia, eliminando-se por completo a presença japonesa, Em 1947, formaram-se dois governos, sendo que apenas o do sul foi reconhecido pela O.N.U. No ano seguinte constituíram-se dois Estados autônomos: A República Popular Democrática da Coréia ( ao norte com o sistema comunista) e a República da Coréia ( ao sul, com o sistema capitalista). Em 1949, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se do país. a guerra da coreia iniciou-se em 25 de julho de 1950, quando tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38o e dominaram a cidade de Seul. Em 1952, temendo um novo conflito mundial, os EUA adotam uma política defensiva, preocupada em preservar a Coréia do Sul sob sua influencia, aceitando a separação do norte, Na Coréia do Norte, o governo comunista manteve a aliança com chineses e russos e tirou partido dos conflitos que envolveram esses dois países, aumentando sua autonomia política.

    ResponderEliminar
  3. hoje a coreia do norte esta fazendo experiências usando energia nuclear o que esta irritando alguns países Vizinhos.a Corea é dividida em duas:corea do sul(capitalista) e Coreia do norte (socialista)essa divisão aconteceu no final da segunda guerra mundial quando a coreia foi ocupada por tropas estrangeiras no que acasionou essa divisão.A coreia do norte atualmente tem alianças com a russia e china com o objetivo de aumentar sua autonomia política.Antes dese acontecimento as na segunda guerra a coreia lutou do lado da china enfrentando o japão,devido a isto a Coreia foi apoiada na luta da sua independência.A coreia foi marcada pelo dominio estrangeiro,A dominação da Coréia pelos japoneses foi caracterizada por grande violência, não apenas militar,mas cultural, quando o ensino da língua coreana nas escolas foi substituído pelo ensino do japonês.Terminada a Segunda Guerra Mundial a Coréia foi ocupada por tropas estrangeiras, segundo o acordo de Potsdan.iniciou-se em 25 de julho de 1950 foi quando tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38o e dominaram a cidade de Seul.em novembro a China entrou na guerra, apoiando os norte coreanos e foi considerada como agressora pela Nações Unidas

    alunos:Erivelton Marquezan nº:10 e Maria Patrícia Pereira Araújo nº:33
    3º "B" MANHÃ

    ResponderEliminar
  4. o texto fala sobre as duas Coréias, na sua historia ela foi marcada pelo domínio estrangeiro, no dia 14 e 15 de junho, os lideres das duas Coréias realizaram um encontro na cidade de Pyongyang depois de 55 anos de isolamento.A história da Coreia do Norte começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano os japoneses foram expulsos da península coreana e forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os soviéticos estabeleceram ao norte do paralelo 38 e os estadunidenses ao sul. Formaram dois países divididos que reclamavam o direito sobre toda a península, cada um proclamando ser o legítimo representante do povo coreano. Durante a 2 guerra mundial os Coreanos se juntaram com os Chineses para lutar contra o Japão, com isso os coreaonos conseguiram a independência do seu pais partir da resolução da conferencia de Cairo em 1943.
    na guerra da coréia, o conflito iniciou em 25 de junho de 1950, quando as tropas da coreia do norte dominaram a cidade de Seul. Na coréia do norte, o governo comunista manteve a aliança com a china e Russia que tiro partido dos conflitos envolvidos esses dois paises.

    José Douglas Rodrigues Borges N° 22 3°B

    Daniel Duarte Serafim N° 04 3°B

    ResponderEliminar
  5. Lívio Diego, 27 - 3º B - Polivalente
    Mª Jéssica, 30 - Idem

    Pode-se analisar nesses textos que a problemática coreana é antiga.É um problema ideológico que segue desde sua separação em Norte x Sul.
    Percebem-se características comuns a Guerra Fria, até porque foi a mesma que inflamou o problema na região.Onde a do norte era apoiada pela URSS e a do sul apoiada pelo EUA.
    Já depois de 55 anos de isolamento a coreia norte-sul,teve um encontro que como objetivo específicos de interesses dos dois paises.Que por si só foi considerado importante.
    podemos definir a historia da coreia recentemente marcada pelo estrangeirismo...Já na segunda guerra mundial os coreanos lutaram ,junto aos chineses(tropas),contra o Japão isso fez cm ele(coreia) recebessem apoios dos seus alidos para sua independência..já sitado a cima a coreia fez parte da chamada guerra fria.
    Assim ao termino da guerra mundial a coreia foi ocupada por tropas estrangeiras,tendo em vista garantir a liberdade da coreia e eliminar por completo a presença japonesa.Em 1949 as tropas estrangeiras retiraram-se do pais..
    Depois a guerra da coreia sem o seu fim.Vivido ate hoje.

    ResponderEliminar
  6. Nome: Fabio
    Nº 12

    Pela estrutura política, que centraliza o poder decisório de todos os sectores da sociedade num só organismo, o Partido, pode-se bem afirmar que a Coreia do Norte é o último país stalinista do planeta, pois adota um sistema de governo muito similar àquele adotado na União Soviética durante a ditadura de Josef Stalin. Como tal, promove repressões políticas aos opositores, prendendo-os, torturando-os, executando-os ou enviando-os aos campos de trabalho forçado, os chamados gulags.
    A Coreia do Norte assinou com os EUA em 1999 um acordo pelo qual os norte-coreanos abriam mão do seu programa nuclear em troca de combustível enviado, porém sob a administração de George W. Bush os EUA descumpriram sua parte do acordo, o que combinado com um crescimento das hostilidades da potência norte-americana, levou a Coreia do Norte a acelerar o seu programa nuclear.
    O país afirmou ter o direito de testar tais mísseis, pois é um país soberano. O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou dia 15 de julho daquele ano uma resolução impondo sanções à Coreia do Norte por seus testes de mísseis. Em 9 de Outubro de 2006, a Coreia do Norte teria realizado um teste subterrâneo de um artefato nuclear. Dias depois, as sanções voltaram em vigor, pois o Conselho de Segurança da ONU considerou uma ameaça à paz mundial. Até a China, principal aliada da Coreia do Norte, apoiou a implantação das sanções.
    Em 25 de Maio de 2009, a Coreia do Norte anunciou ter realizado mais um teste nuclear subterrâneo.
    A Coreia forma uma península que se estende cerca de 1 100 km a partir do continente asiático. Para oeste é ladeada pelo mar Amarelo (a que os coreanos chamam mar Oriental) e pela baía da Coreia, e para o leste é banhada pelo Mar do Leste(mar do Japão). A península termina no estreito da Coreia, e no mar da China Meridional (a que os coreanos chamam mar do Sul), no sul. A parte norte da península, incluindo a Coreia do Norte, tem um terreno composto principalmente por colinas e montanhas, separadas por vales profundos e estreitos, a norte e a leste, e planícies costeiras principalmente a oeste. O ponto mais elevado da Coreia é o Paektu-san, com 2 744 m. Os rios principais são o Tumen e o Yalu, que desenha a fronteira norte com a Manchúria chinesa.
    O clima é relativamente temperado, com a precipitação mais forte no verão, durante uma curta estação chuvosa chamada jangma, e invernos que podem ser por vezes muito frios. A capital e maior cidade da Coreia do Norte é Pyongyang, e as outras cidades importantes são Kaesong no sul, Sinuiju no noroeste, Wonsan e Hamhung no leste e Chongjin no norte.
    A Coreia do Norte tem uma economia planificada de estilo soviético. As relações económicas com o exterior são mínimas e o país recebe ajuda alimentar da ONU. Relatos de melhoras económicas estão associadas às novas alianças estratégicas e a incrementação das transações com a China. Actualmente, 80% da energia e 20% dos alimentos são procedentes da China.
    As principais actividades são a indústria pesada e a agricultura. Contudo, após o fim da URSS, e depois de consecutivas más colheitas, a economia parou de crescer.A cultura contemporânea da Coreia do Norte é baseada na cultura tradicional da Coreia, mas desenvolvida desde o estabelecimento da Coreia do Norte em 1948. Os coreanos são aptos a desenvolver uma cultura única, enquanto adotam e influenciam culturas vizinhas por 3.000 anos.

    ResponderEliminar
  7. No assunto que se trata de quem dividiu a Coréia, explica-se que, quem dividiu a Coréia foram os lideres das duas coréias que realizaram um encontro histórico em Pyongyang após 55 anos de isolamento.
    A história da Coréia - Os estrangeiros participaram da história recente da Coréia, dominando ela e marcando. No começo foi na China e agora, mais recentemente, no Japão no período de expansão neocolonialista, como no processo que queria transformar o Japão na principal potência oriental.
    O Japão iniciou o desenvolvimento capitalista a partir de 1868 com a "Revolução Meiji", que segundo o modelo ocidental levaria o País a modernização industrial.
    A Coréia ficou sob influência do Japão em 1910 com a vitória Japonesa.

    Nome: Emanuel Silva Ferreira Nº 08
    Nome: Jàcion Pereira da Silva Nº 18
    Série: 3º "b" , Polivalente.

    ResponderEliminar
  8. Concluímos que a história da coréia foi marcada pelo domínio estrangeiro dos séculos da china e depois recentemente do japão. Durante a segunda guerra mundial os coreanos lutaram ao lado das tropas chinessa contra o japão, de uma resolução firmada em 1943 houve a aliação de Yalta e Potsdan que definiram adivisão em duas zonas da influência soviética e norte americana no final da década de 40 com os fatos ocorridos em 1949 com a revolução chinesa, os EUA ocuparam o Japão. terminada a guerra mundial a coréia foi ocupada por tropas estrangeiras segundo o acordo de Potsdan que dizia buscar a sua independência.Logo depois deu -se início a guerra fria que foi a luta das duas super potências. Formaram dois governos um sendo que apenas sul foi,reconhecido pela ONU.No ano seguinte conseguiram governos autonômos a coréia comunista e a capitalista era a do sul.
    Alunas:Maria Nádya e Nayara Erika Nº: 32 e 38
    3º B

    ResponderEliminar
  9. Jose wilson Nº 24
    3º B

    Após o término da ocupação japonesa na Coreia, esta foi dividida em duas, ao longo do trigésimo oitavo paralelo, sendo a parte norte controlada pela URSS e a parte sul pelos EUA.Pela estrutura política, que centraliza o poder decisório de todos os sectores da sociedade num só organismo, o Partido, pode-se bem afirmar que a Coreia do Norte é o último país stalinista do planeta, pois adota um sistema de governo muito similar àquele adotado na União Soviética durante a ditadura de Josef Stalin. Como tal, promove repressões políticas aos opositores, prendendo-os, torturando-os, executando-os ou enviando-os aos campos de trabalho forçado, os chamados gulags.
    A Coreia do Norte assinou com os EUA em 1999 um acordo pelo qual os norte-coreanos abriam mão do seu programa nuclear em troca de combustível enviado, porém sob a administração de George W. Bush os EUA descumpriram sua parte do acordo, o que combinado com um crescimento das hostilidades da potência norte-americana, levou a Coreia do Norte a acelerar o seu programa nuclear.
    O país afirmou ter o direito de testar tais mísseis, pois é um país soberano. O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou dia 15 de julho daquele ano uma resolução impondo sanções à Coreia do Norte por seus testes de mísseis. Em 9 de Outubro de 2006, a Coreia do Norte teria realizado um teste subterrâneo de um artefato nuclear. Dias depois, as sanções voltaram em vigor, pois o Conselho de Segurança da ONU considerou uma ameaça à paz mundial. Até a China, principal aliada da Coreia do Norte, apoiou a implantação das sanções.

    ResponderEliminar
  10. João Paulo N:20 turma:3 B

    Nos dias 14 e 15 os lideres das duas coreias de poi de 55 anos de isolamento. Não para decuti sobre a unificação.
    Ela sofrel com odominio da china. resentimeste o japão esta com planos de transforma na mair potensia oriental. com isso levo a rolução "MEIJE" a parti de 1868, com isto levaria a mordenização industrial.
    a dominação da coéia pelo japão foi realisada com violência não apenas com os militares e cutural.Com reação no dia 1 de maio de 1919
    com a manifestação de militares com mas 20.000
    foram mortas e 50.000 foram presas.
    Durante a 2 guerra os coreanos lutaram ao lado dos chineses contra o jopão com isto leva o idependensia da coreia no ano de 1943. Nofinal da guerra teve duas conferencia em yalta e potsdan dando a divisão das coreis do sul e norte.
    A guerra das coreias, quando no dia 25 de julho de 1950 quando as tropas do norte autrapassaram
    o paralelo 38 e doominaram a cidade do sul dois dias depois os Estados Unidos envio suas tropas para defender a coreia do sul.
    Em 1952,tomando um novo coflito os Estados Unidos adoto uma nova politica defensiva para manter a coreia do sul sobre cuidados. mantendo a separação do norte.
    Nacoreia do norte, o governo comunista manteve a aliança com a china e russose tiro os coflitos que uniram os dois paises.
    Hoje a coreia do nurte e a russia e china estam juntos,comtra os paises capitalistas. a coreia do nor declaro que es pronto pra guerra. que não tem medo de nem outro pais, i e questão de tempo para envadir a corei do norte.

    ResponderEliminar
  11. O japão e a china procuravam dominar o território da coréia,para transformar o Japão em uma principal potência oriental.
    A dominação da Coréia pelo japonês foi caracterizada por grande violência, não apenas militar,mas cultural,tornado a linguagem coreana na linguagem japonesa.A sociedade e os costumes modificaram-se radicalmente,tudo se tornou rapidamente em sistema de produção japonês.Os coreanos manifestaram-se e foram violentamente reprimidos pelo governo japonês,e muitas pessoas morreram e outra foram presas.
    NOME:Laísa Mayara n:26 e Rayane Emanuela n:39
    serie:3 "B"

    ResponderEliminar
  12. O texto aborda as questões de divisão da coréia que por alguns séculos foi dominada pela china e mais recentemente pelo japão no período neocolonialista, que por sua vez queria transforma-se na maior potência oriental.
    Com o inicio do desenvolvimento capitalista do japão iniciada com a revolução de Meiji, o pais buscava o desenvolvimento industrial, segundo o modelo ocidental porem preservando os aspectos culturais do pais.Por conta da política imperialista e expansionista ouve uma rebelião na coréia levando a uma guerra com a china que por sua vez saiu derrotada pelo japão que garantiu a independência da coréia.
    O domínio japonês na coréia,foi caracterizado por violência não apenas militar mas também cultural pois foi adotado a língua japonesa nas escolas, com isso a população perdia seus costumes sócio-cultural.A política e a economia também foram atingidas pois foi adotado o sistema de produção japonesa e pode se observa um acelerado processo de expansão.
    Com o fim da segunda guerra mundial a coréia foi dividida em duas partes pelo tratado de yalta e potsdam, entre americanos e soviéticos.

    Sebastião Renê 41
    Roberto Saraiva 40
    3º "B"

    ResponderEliminar
  13. foi um encontro entre as duas partes da coréia que discutiram questões de interesse entra ambas para discutir questôes de inreresses entre eles dialogo, que foi muito importante para os governos coreanos do norte e sul.
    A coreia foi marcada pelo dominio estrangeiro num periodo de espançao neocolonista que pretendia transforma o JAPAO na maior potencia oriental.
    o desenvolvimento capitalista do Japao iniciou-se com a revoluçao MEIJI.
    A principal reação nacionalista ocorreu em 1° de março de 1919, com a manifestação de milhares de coreanos, que foram violentamente reprimidos pelo governo japonês, quando mais de 20.000 pessoas morreram e cerca de 50.000 foram presas.
    com tudo isso a diminuiçâo da producao agricola e determinou o empobrecimentoda populaçÂo no entanto, no início da decada de 70 o analfabetismo estava erradicado eo sistema de saúde estatal atendia a toda a populaçÂo.

    JOSÉ WELLINGTON SÍNDOR PEREIRA N=23
    CICERO WAGNER FERNANDES DA SILVA JUNIOR N=2
    3 B

    ResponderEliminar
  14. ÍTALO 3ºB
    NATALIA

    O texto fala sobre a história das coréias,como surgirão,influencias sofridas;entre vários outros fatores...
    A historia das coréias ficou marcada principalmente pelos domínios estrangeiros inicialmente pela china e depois pelo japão...
    com o domínio do japão sobre a coréia,o mesmo sofreu varias interferências não só militar como cultural,como exemplo a língua dos japoneses foi instituída no lugar da língua tradicional da coreia.
    Durante a segunda guerra mundial a coréia se aliou com a china para lutar contra os japoneses assim conseguindo sua indepedencia, com os concelhos de potsdan e yalta a coréia foi dividida em duas, uma do lado socialista(união soviética) e a outra do lado capitalista(estados unidos da america).Desde então existi uma grande rivalidade sobre domínio de terras entre as coreias...

    ResponderEliminar
  15. Mariana 34,Lidiane 31,Naice 36.

    Após o isolamento de 55 anos a coréia discutiram os objetivos que ela queria o direito sobre elas.Foi relizado em Pyongyang,assim tendo um perido que queria transfomar o japão em uma grande potência politica e oriental,teve tabém o desenvolvimento capitalista que iniciou na revolução de meiji que modernizou e industrializou segundo o medelo ocidental. a coréia participou de um rebelião se teve o anexo ao japão assim ele tornou de conta ,tudo se modificou como as culturas a sociedade,a lingua enter outras coisa. Depois disso a coréia se revelou e dicidiu lutar contra o japão para quere se torna um unico pais.tudo isso teve acontecimento e muito mais na segunda guerra mundial...

    ResponderEliminar