quarta-feira, 10 de junho de 2009

FOTOS AULA DE CAMPO SOUZA-PB - POLIVALENTE









REALIZADA NO DIA 06/06/2009

6 comentários:

  1. Alano, vou ter que mandar o trabalho em dois comentariios pq nao cabe todo em um só.
    Baruc, 1º "C"

    ResponderEliminar
  2. 1.Defina o que é Oceania.
    Oceania é uma região geográfica e geopolítica, composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico (Polinésia, Melanésia e Micronésia).

    2. Caracterize o Oceano Pacífico.
    O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.200.000 km², cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste.
    O oceano Atlântico , o segundo do mundo em superfície, está localizado no hemisfério ocidental e alonga-se no sentido Norte-Sul. Com um formato que lembra um S, comunica com o oceano Ártico pelo estreito da Islândia; com o oceano Pacífico e com o oceano Índico pela ampla passagem que se abre entre a América, a África e a Antártida, nas altas latitudes austrais. No hemisfério Norte, as costas continentais, muito recortadas, delimitam numerosos mares anexos (mar da Mancha, mar do Norte, mar Báltico, mar Mediterrâneo, mar das Antilhas). Ao sul, ao contrário, as costas são bem retilíneas.

    3. Escreva cinco características da Austrália.
    •É o principal país da Oceania;
    •É um país de grande extensão territorial;
    •É formada pelos estados de Nova Gales do Sul, Tasmânia, Austrália Ocidental, Austrália Meridional, Vitória, Queensland, e pelos territórios do Norte e o da capital Canberra;
    •Seu relevo é formado pela Cordilheira Australiana (litoral oriental), Grande Bacia Central (entre as terras do leste e planalto ocidental), Planalto Ocidental;
    •Os principais rios são o Murray e o Darling.

    4. Quais os dois impactos ambientais causados pelo colonizador inglês ao chegar à Austrália?
    •Os Aborígines da Austrália foram simplesmente levados à beira da extinção pelos colonizadores Ingleses, e hoje representam somente 1% da população, ou seja, cerca de 200 mil.
    •O coala acabou por ser vítima da caça e da destruição do seu habitat florestal. Antes da chegada do homem branco, em finais do século XVII, este marsupial ocupava uma superfície três vezes mais vasta do que a atual.

    ResponderEliminar
  3. 5. Quem foi James Cook?
    O capitão James Cook foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês no final alcançando a posição de Capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como o primeiro circunavegação registrada da Nova Zelândia.

    6. Escreva cinco características da Nova Zelândia.
    •É formado por duas grandes ilhas: norte e sul (separadas pelo estreito de Cook).
    •Apresenta um relevo montanhoso ao centro, com atividade vulcânica e instabilidade sísmica.
    •As maiores cidades são: Auckland e Wellington.
    •Apresenta excelente IDH- 0,936.
    •Destaca-se na produção de trigo, cevada, batata ( Planícies da Ilha do Sul), e pela criação de ouvinos e bovinos em todo país.

    7. Diferencie Polinésia, Micronésia, Melanésia e Indonésia.
    •Melanésia: são ilhas que se encontram mais próximas da Austrália, dentre as quais se destacam Nova Guiné, Salomão, Nova Caledônia. Os habitantes vivem em um estágio de vida ainda primitivo.
    •Polinésia: são ilhas situadas na porção mais meridional da zona tropical do pacífico, como os arquipélagos de Samoa, Havaí, Kiribati, Marquesas, Cook e outros.São habitados por povos de características asiáticas.
    •Micronésia: são pequenas ilhas situadas a sudeste do Japão, destacando-se as Ilhas Marianas, Carolinas, Marshall e outras. Muitas delas pertencem aos EUA e servem como bases navais e aéreas.
    •Indonésia: é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné

    ResponderEliminar
  4. 8. Síntese: "A importancia da Exploração da Antártica e a Estação Comandante Ferraz" (no mininimo 20 linhas)
    A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da península Antártica, na baía do Almirantado.Começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártica, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Teffé. Actualmente abriga cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis.
    O nome da estação homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos. Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico
    A estação dispõe de todas as instalações necessárias como se fosse uma pequena cidade. O total atual de módulos é de sessenta e duas unidades. Recentemente, passou a fazer parte da EACF um heliponto, construído de acordo com as normas internacionais.
    Até 2004 a composição modular chegou a sessenta habitáculos com capacidade de viverem confortavelmente 48 pessoas, parecendo uma pequena vila em meio ao gelo antártico. A estação opera durante todo o ano. A estrutura é composta por depósitos, oficinas, biblioteca, salas de lazer e estar, enfermaria, sala de comunicações, ginásio de esportes, cozinha e refeitório.
    A administração da estação é executada por militares da Marinha do Brasil, que ali permanecem durante um ano, sendo trocados ao final do período.
    No inverno, os pesquisadores são em pequena quantidade, pois dependem do solo exposto e de mar aberto para efetuar a coleta de amostras cujos dados serão compilados e enviados às instituições-sede. Nessa época, o transporte depende da Força Aérea Brasileira, pois não se consegue chegar à base através do mar utilizando o NApOc Ary Rongel (H-44). São realizados sete vôos anuais com aeronaves C-130 Hercules.
    No verão, naturalmente em condições menos adversas, a população na estação aumenta, o que se traduz em maior nível de atividade. É nesta época que são executados os serviços de manutenção, ampliação, reabastecimento e apoio aos projetos científicos, tecnológicos e pesquisas de maior vulto. As condições de locomoção e transporte se dão com maior facilidade, há menos gelo a dificultar as atividades dos habitantes. Os ventos são mais fracos, e a temperatura também é mais amena, chegando aos 5°C.
    Os programas de pesquisas permitiram estudar o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas conseqüências para as Américas inclusive a Amazônia. Ali foi detectado o aumento da temperatura global, o efeito estufa, o aumento do buraco da camada de ozônio, o aumento do nível dos oceanos, além de recolhidos elementos provenientes da poluição causada em sua maioria pelos países do hemisfério norte.
    Todas as alterações detectadas pela Estação Antártica Comandante Ferraz mostram claramente a interação entre os hemisférios e sua interferência nas mudanças globais.

    Baruc Silveira, 1º "C"
    PS: Esses dois são os meeus, nao coube em um só comentário.
    Tô mandando em trees,
    Esqueça meu ponto não, viiu?

    ResponderEliminar
  5. muito obrigado ,
    o trabalho que o seu aluno te mandou é o mesmo que minha professora me passou

    ResponderEliminar