terça-feira, 9 de junho de 2009

GABARITO PE 1º ANO

1-. Explique a Guerra que ocorreu entre os anos de 1846 e 1847, onde o Presidente James Polk baseado na Doutrina Monroe, implantou em parte da América.

R – Conflito entre os EUA x México, onde os americanos passeado na visão de expansionismo americano compram os territórios do México(Texas, Alta Califórnia, Novo México, Utah, Nevada Arizona e oeste do colorado.


2-. Defina:

a) BIG STICK ( A Política do Porrete )

R = Intervenção dos Eua na América central, que se tornou o quintal dos americanos, casos os histereses americanos fossem ameaçado


b) REPÚBLICAS DAS BANANAS –

R = Um conjunto de republiquetas controlada por uma empresa americana “US FRUIT” especializada no sistema de plantation.



3º - Quais a mudanças ocorrida em CUBA com relação aos EUA, quando em 1959 Fidel Castro lidera um revolução vitoriosa, assumindo o poder deste Pais?


R = Implantação do sistema socialista, tendo uma aproximação com a antiga URSS, nacionalizando várias empresas norte-americanas. Etc.



4 Que relação podemos Analisar a Criação do Nafta, Mercosul e provavelmente a ALCA com a Doutrina Monroe?


R = São blocos econômicos existentes no continente americano, que se a criação da alça se concretizar, estará consolidado o que foi dito em 1823 –“ A América para os americanos”



5º - Por Que a economia dos Franco-canadenses não prevaleceu sobre a economia dos Anglo-canadenses, sendo eles os primeiros a ocupar o território.

R = Os francos-Canadenses não se preocuparam em preparar seus jovens para serem técnicos , homens de negócios ou cientistas, enquanto os Anglos-Canadeses se prepararam.


6 º - Explique qual a teoria de juan Rudolf Kjellen sobre a Geopolítica.

R = Geopolítica como o estudo da relação entre território e organização política. Para ele os Estados nascem, crescem, envelhecem e morrem. O estado mais forte dominariam os menos fortes.


7º - Que relação poderíamos fazer entre as teorias de Halford John Mackinder e Nicolas John Spykman sobre a Geopolítica por eles analisados?


R = Halford diz quem dominasse o coração da ilha mundo ( o Heartland), dominaria o mundo. Já Nicolas John Spykman se opunha essa teoria, pois o mesmo defendia o de rimland (região dos limites) etc.


8 º Localize no mapa os paises andinos, colocando cada nome nos seus respectivos lugares.


9 – O principal problema vivido pelos colombianos nesse inicio de século XXI, diz respeito as convulsões sociais. Quatro grupos se “enfrenta”. Quais são esses grupos?

R – O Governo, A guerrilha de esquerda(FARCs), Os paramilitares e narcotraficantes.


10 – Qual pais que tem um presidente que mudou a constituição do seu pais para que ele pudesse permanecer mais tempo centralizando o poder em suas mãos, e outro pais que tem como destaque o seus produto interno bruto que mais cresceu na América Latina nos últimos anos sendo elogiado pelo FMI?


R – Venezuela e Chile.





2 comentários:

  1. Respostas:

    1-V
    2-f
    3-f
    4-v
    5-v
    6-f
    7-f
    8-v
    9-v
    10-f
    11-f
    12-f
    13-f
    14-v
    15-v
    16-f
    17-v
    18-v
    19-f
    20-f
    Componentes:
    Andrezza Maria-09
    Laise-29
    Marley Macedo-36
    -->1°ano "B"

    ResponderEliminar
  2. Respostas:

    1-V
    2-f
    3-f
    4-v
    5-v
    6-f
    7-f
    8-v
    9-v
    10-f
    11-f
    12-f
    13-f
    14-v
    15-v
    16-f
    17-v
    18-v
    19-f
    20-f
    Componentes:
    Andrezza Maria-09
    Laise-29
    Marley Macedo-36
    -->1°ano "B"

    ResponderEliminar